PF faz buscas na Bahia em investigação de fraude de licitações no Tocantins

Polícia Federal investiga organização criminosa na área da saúde

Publicado em 7 de novembro de 2017 às 08:49

- Atualizado há um ano

A Bahia é alvo em uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (7) para investigar esquema de corrupção em licitações da saúde no estado do Tocantins. A Operação Marca-passo identificou fraude na aquisição de equipamentos como órtese, próteses e materiais especiais de grande custo para o sistema de saúde.

No total, cerca de 330 policiais federais cumprem 137 mandados judiciais expedidos pela 4ª Vara Criminal Federal de Palmas - TRF1, sendo 12 mandados de prisão temporária expedidos, 41 mandados de condução coercitiva contra empresários e 84 mandados de busca e apreensão. Além do do Tocantins e Bahia, a operação também acontece Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Paraná, Ceará, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Investigação O crime começou a ser apurado quando os sócios da empresa Cardiomed Comércio e Representação de Produtos Médicos e Hospitalares Ltda foram presos em flagrante por terem fornecido à Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais com prazos de validade de esterilização vencidos.

Segundo a PF, no decorrer das investigações, veio à tona um grande esquema de corrupção destinado a fraudar licitações em Tocantins mediante o direcionamento de processos licitatórios. O esquema possibilitava o fornecimento de vantagens ilícitas a empresas, médicos e empresários do ramo. Funcionários públicos da área de saúde também estão envolvidos.

As pessoas investigadas, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, fraude à licitação, associação criminosa, dentre outros. O nome da operação é uma alusão a um dos itens mais simbólicos e conhecidos da área de cardiologia, o marca-passo. Esse era um dos itens que integravam alguns dos editais “fraudados” em procedimentos licitatórios na área de cardiologia na rede pública de saúde.