PGR denuncia Geddel Vieira Lima por lavagem de dinheiro e associação criminosa

A denúncia é baseada no caso do dinheiro encontrado escondido dentro de malas em um apartamento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2017 às 20:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

O ex-ministro baiano Geddel Viera Lima foi denunciado por lavagem de dinheiro e associação criminosa ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda-feira (4).

O irmão de Geddel, deputado federal Lúcio Vieira Lima, a mãe deles, Marluce Vieira Lima, o ex-assessor Job Ribeiro que trabalhava com Lúcio Vieira Lima, o ex-diretor da Defesa Civil de Salvador Gustavo Ferraz e o sócio da empresa Cosbat Luiz Fernando Costa Filho também foram acusados formalmente pela PGR. Quem decidirá se os denunciados vão virar réus é o ministro Edson Fachin, relator do caro no STF.

[[saiba_mais]]

A denúncia é baseada no caso do dinheiro encontrado escondido dentro de malas em um apartamento emprestado ao ministro em Salvador. No local, a Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões em dinheiro vivo. De acordo com a procuradoria o dinheiro foi acumulado com propinas da construtora Odebrecht, repasses de Lúcio Funaro e desvios de políticos do PMDB. Há indícios também de que o montante reúne parte dos salários dos assessores que era devolvido ao político.