Pioneira na Bahia, nova unidade pediátrica agiliza atendimento

Em pleno funcionamento, UTP conta oito com leitos para atendimento pediátrico

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 11:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Acervo Santa Casa da Bahia

.iframe {width:540px; margin:0 auto;} Os pacientes pediátricos agora possuem à sua disposição uma inovação até então inédita na Bahia: a Unidade de Transição de Pacientes Pediátricos (UTP). A iniciativa, já em plena operação no Hospital Santa Izabel, busca principalmente desafogar a emergência, garantindo maior conforto num ambiente mais propício à recuperação da criança. Essa novidade, que chegou recentemente para os pequenos, existe desde 2015 no Santa Izabel, primeiro hospital baiano a disponibilizar uma Unidade de Transição de Pacientes voltada para o público adulto.

“Durante períodos de mudança de estação, como o passado agora em junho último, existe uma tendência em aumentar o fluxo de pessoas nas emergências e, muitas vezes, o paciente que exige um maior tempo de observação ou internação, precisa ficar no ambiente intenso da emergência, que nem sempre é o melhor para recuperação”, explica Rita Mira, coordenadora Médica da Pediatria do Hospital Santa Izabel.

Ela informa que normalmente esses períodos de grande movimento costumam acontecer pós-carnaval até junho, com retorno entre setembro e outubro, quando tem o início de uma nova estação. “Para exemplificar, num mês normal, nós atendemos cerca de 100 crianças por dia, e agora nós estamos lidando com números de 160 crianças por dia”.

Justamente por ter que lidar com esse cenário, o Hospital Santa Izabel criou a Unidade de Transição de Pacientes para absorver esse grande fluxo de pacientes advindos da emergência. A UTP possui oito leitos e o período máximo que a criança fica no local varia de 24h a 72h, normalmente o tempo necessário para ela ser transferida a uma vaga definitiva numa enfermaria ou em apartamento. Unidades de transição desafogam hospitais e contribuem na recuperação de pacientes (Foto: Acervo Santa Casa da Bahia) “Estamos com a unidade em pleno funcionamento desde a segunda semana de junho, e os resultados foram sentidos de imediato, pois além de desafogar os leitos e dar maior rotatividade na emergência, a UTP garante que a criança seja cuidada num ambiente mais silencioso e acolhedor, o que ajuda na recuperação”, afirma Rita Mira.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, destaca que a nova UTP é um dos indicadores do constante investimento que a instituição realiza em todas as suas unidades de negócio, sempre buscando oferecer o melhor para a população. “Nós aliamos séculos de tradição e experiência com uma busca constante em inovação, e temos orgulho em trazer diversas iniciativas pioneiras para a saúde baiana. A UTP representa muito bem isso”, diz o provedor.

Pediatria Além dos oitos leitos disponíveis na Unidade Transitória Pediátrica, o HSI possui 14 leitos na emergência infantil e mais 47 leitos nas duas enfermarias pediátricas. O Centro Cirúrgico e a UTI com 16 leitos também fazem parte da estrutura de pediatria existente na instituição. O Santa Izabel ainda é um dos poucos hospitais da Bahia que conta com médicos hospitalistas, que ficam à disposição para atendimento voltado especialmente aos pacientes internados, seja para intercorrências, dúvidas ou necessidades que o paciente ou a família tiver.

Unidade de Transição de Pacientes Inaugurada em maio de 2015, a UTP para pacientes adultos funciona de forma semelhante à unidade pediátrica. Além de desafogar a emergência do hospital, a UTP adulta facilita o fluxo do paciente cirúrgico em casos de superlotação. O espaço está em pleno funcionamento e possui 24 leitos, 16 para pacientes vindos do Pronto Atendimento e oito destinados a pacientes oriundos do internamento com indicação de cirurgia, onde passarão pelo processo de preparo e encaminhamento para o centro cirúrgico.

.iframe {width:540px; margin:0 auto;}

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.