Plataforma com informações sobre adaptação à mudança do clima é lançada dia 7

Instituições e pesquisadores de todo o Brasil poderão acessar materiais

Publicado em 28 de novembro de 2017 às 14:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: AdaptaClima foi criada a partir da contribuição de 65 organizações em 8 workshops entre 2016 e 2017 (foto: divulgação)

A AdaptaClima é o nome da plataforma que disponibilizará, de forma colaborativa e interativa, informações e material sobre adaptação à mudança do clima, incentivando, ao mesmo tempo, a conexão entre provedores e usuários de conhecimento em torno dessa agenda.  O desenvolvimento da plataforma, que será lançada em 7 de dezembro, em Brasília, foi coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), implementada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) e pelo Instituto Internacional pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), com o apoio do Conselho Britânico por meio do Fundo Newton.

A plataforma foi criada com o objetivo de preencher essa lacuna de conhecimento e em contribuição direta para o 1º objetivo do Plano Nacional de Adaptação, que prevê, entre suas metas, uma plataforma online de gestão do conhecimento em adaptação criada e disponível à sociedade.

A AdaptaClima trará informações em diferentes formatos, sobre temas específicos; publicações e ferramentas por região e por setor indicados pelos próprios usuários; interface interativa de dados climáticos para apoiar tomada de decisão em adaptação; materiais para apoiar no passo a passo para a elaboração de estratégias de adaptação; e rede de profissionais.

O desenvolvimento da plataforma AdaptaClima passou por vários estágios no decorrer do biênio 2016-2017. Foram realizados oito workshops, seis webinars, consultas remotas, testes online, reuniões e entrevistas com aproximadamente 60 organizações no Brasil e 15 no Reino Unido. "A construção conjunta da plataforma, junto a 35 organizações parceiras, foi um processo rico em aprendizado e fundamental para que ela atenda às necessidades e aos interesses dos diferentes atores que vêm trabalhando para reduzir vulnerabilidades e fortalecer resiliência no País", diz Mariana Nicolletti, que coordena o projeto no GVces.

Ela explica que um dos desafios para os investimentos e ações de adaptação no Brasil é o acesso a informações assertivas, aplicáveis e confiáveis. O conhecimento é um recurso necessário para que pessoas e organizações, em estágios distintos, possam levar a cabo suas estratégias e tomar decisões embasadas para a construção de capacidade adaptativa no grupo, organização ou território.

A coordenadora-geral de Ações em Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Celina Xavier, explica que o processo de tomada de decisão, por parte dos gestores públicos e privados, necessita de base confiável de conhecimento. "A AdaptaClima pretende ser essa base, permanentemente atualizada, no tema de adaptação à mudança do clima. Com ela, o Ministério do Meio Ambiente, com a inestimável parceria da FGV e IIED, cumpre seu papel de democratizar informações confiáveis para toda a sociedade."

No Brasil, 65 organizações com atuação relevante na agenda amboental contribuíram ao longo do processo; destas, 35 atores-chave participaram ativamente da construção da plataforma. Já no Reino Unido, 15 organizações foram envolvidas como atores-referência por sua atuação na criação de plataformas de adaptação já existentes.

Com informações da FGV-EAESP.