Plataforma: Loja de conveniências e cursos são negócios mais promissores

CORREIO Encontros discute amanhã microcrédito para empreender

Publicado em 9 de outubro de 2017 às 13:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: José Nilo Meira é especialista em empreendedorismo e dá dicas para quem quer abrir negócio na área de educação (foto: Evandro Veiga)

Lojas de conveniência e cursos preparatórios são os dois tipos de negócio com maior probabilidade de sucesso em Plataforma, comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A indicação é do Radar de Oportunidades do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma ferramenta baseada em geolocalização que levanta informações sobre tipos de empreendimentos em toda a Salvador. A consulta foi feita pela reportagem porque Plataforma recebe nesta terça-feira (10) uma edição do CORREIO Encontros, que vai discutir com os moradores do bairro as oportunidades abertas para empreendedores a partir de acesso a linhas de microcrédito produtivo (financiamento para pequenos negócios). 

O evento, realizado em parceira com o Banco do Nordeste, vai contar palestras da gerente estadual de Microfinanças do Banco do Nordeste, Lana Pinto, e do especialista e técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fabrício Barreto. A mediação será do editor de Economia e Negócios do CORREIO Flávio Oliveira. O CORREIO Encontros começa às 9 horas da manhã no Centro Cultural de Plataforma (Praça São Braz, s/n – Plataforma). A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local. 

No caso das lojas de conveniência, o Radar Sebrae não identificou nenhum empreendimento do segmento na região, o que é uma boa notícia para quem quer investir neste tipo de negócio. No entanto, para chegar na frente, o técnico do Sebrae Fabrício Barreto recomenda que o empresário analise os hábitos de consumo do bairro. “É uma loja onde o consumidor vai poder encontrar vários tipos de produto, mas que não necessita de um estoque muito grande. Esse modelo vem crescendo bastante e surge como tendência”, diz. 

Outra dica importante dada pelo especialista é agregar algum outro de serviço ao empreendimento, como acontece, por exemplo, nas lojas de conveniência montadas em postos de combustível. “Vale planejar uma loja que possa ter um mix de produtos de variedade razoável, onde se possa também agregar outro serviço capaz de gerar fluxo. As lojas de conveniência têm como característica encontrar de um tudo em um mesmo lugar, de maneira rápida e prática”, destaca Barreto. 

Para seguir esta dica, vai ser preciso, mais uma vez, conhecer o público: “Mesmo que não haja ainda uma concorrência no mesmo segmento, analise todos os fatores que vão contribuir para a viabilidade do negócio. É preciso despertar o interesse do consumidor, agregar valor com isso e não se acomodar no que é tradicional”, completa o técnico do Sebrae. 

Cursos

Já para quem quer investir em cursos preparatórios, a principal dica do  especialista em Empreendedorismo e Mercados, José Nilo Meira, é a de buscar um espaço adequado para este tipo de atividade. “É necessário uma imóvel com uma sala de aula grande, confortável. O empreendedor precisa levar em conta ainda a facilidade de acesso, transporte, com boa visibilidade de fachada e estacionamento, se possível. Isso são pontos fundamentais”.

Outro diferencial apontado pelo ele  está na hora de definir o preço. “Por se tratar de um bairro popular, sem dúvida, o preço deve ser compatível com a faixa de renda da população que reside naquela região, não dá para cobrar um preço alto. O empresário vai ganhar na escala, por isso invista em um bom espaço físico e em uma equipe de professores de qualidade”, recomenta.

Uma última observação de Meira: “As redes sociais ainda são os meios com melhor custo benefício para impulsionar a venda do serviço. Aposte nisso. Panfletagem, busdoor (anúncio em ônibus) e mídias comunitárias - como serviço de som e rádios - são mais alternativas para captar alunos”.

A edição de amanhã (10/10) do CORREIO impresso trará reportagem completa sobre os dez tipos de negócios mais indicados para serem abertos em Plataforma.