Policiais civis da COE se mobilizam e doam sangue para o Hemoba

Ação faz parte do calendário de ações em comemoração aos 25 anos da unidade

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 19 de março de 2018 às 16:33

- Atualizado há um ano

Foto: Bruno Wendel/CORREIO Acostumados em atuar em missões de alto risco, agentes da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil tiveram uma adrenalina na manhã desta segunda-feira (19), mas em menor escala. O objetivo, no entanto, foi algo semelhante ao que fazem no dia a dia: salvar vidas.

Delegados, investigadores e escrivães da unidade foram até Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Brotas, para doar sangue. A ação faz parte do calendário de ações em comemoração aos 25 anos da COE.“As pessoas estão acostumadas a ver a COE em atividades repressivas. Esta ação é também para mostrar uma outra forma de a polícia ajudar as comunidades”, declarou o delegado Marcos César da Silva, enquanto aguardava sua vez de doar. Um dos agentes mais antigos da unidade foi um dos primeiros a ter seu sangue coletado. “Essa é a primeira vez que doo sangue. Por conta da demanda do trabalho, não era possível. Hoje, fizemos uma mobilização para salvar vidas”, declarou o policial Luís Fernando Bastos Figueiredo, 50 anos. 

Ao final do procedimento, enquanto um técnico de enfermagem terminava o procedimento de coleta, o policial brincou: “Os caras que receberem esse sangue vão levantar na hora”. Segundo o Hemoba, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Dados A atitude do COE foi comentada pela diretora de Hemoterapia do Hemoba, Iraildes Santana.“Para a gente, é de extrema importância essa aproximação de vários seguimentos da sociedade. Isso porque o estoque está baixo, principalmente para os tipos O-, A-, B e AB. Para se ter uma ideia, estamos com dificuldade de doadores do tipo O+, que é o mais comum, que representa 38% da população”, explicou Iraildes.Para o Hemoba ter um estoque regular, é necessário a coleta diária de 250 bolsas. No entanto, nos últimos meses o hemocentro tem captado, em média, 170 bolsas, uma deficiência 30%.

“Isso tem se tronado cada vez mais comum, principalmente em períodos de festas, como o Verão e o São João, onde as pessoas se ausentam mais por conta das viagens e o aumento do consumo de bebidas alcoólicas”, declarou Iraildes, ao lembrar que uma das condições para o procedimento é não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Na Bahia, são 29 unidades de coletas – 251 no interior, 4 em unidades móveis e 4 fixos em Salvador (SAC Cajazeiras, Hospital Irmã Dulce, Hospital do Subúrbio e o hemocentro coordenador, o Hemoba). 

Como doar - Comparecer com documento oficial (com foto) válido em todo território nacional - Se você tiver entre 16 e 18 anos incompletos precisa estar acompanhado pelo responsável legal - Ter até 68 anos, 11 meses e 29 dias, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos - Ter peso superior a 50 quilos  - Estar alimentado, evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação - Estar descansado e em boas condições de saúde no dia da doação

Impedimentos temporários - Se você estiver gripado, resfriado, com febre. Espere 15 dias após o desaparecimento dos sintomas - Estar grávida - Período pós-gravidez (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana)  - Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação - Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses - Não ter feito exames/procedimentos endoscópicos nos últimos seis meses - Situação de riscos acrescido para doenças sexualmente transmissíveis 

Impedidos definitivos - Evidência de doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids, doença de chagas e sífilis  - Uso drogas ilícitas injetáveis