Praia na Ilha dos Frades é aprovada por júri internacional para receber Bandeira Azul

No final de novembro, a prefeitura hasteará oficialmente a bandeira no local; Stella Maris será próxima candidata

Publicado em 2 de outubro de 2015 às 17:38

- Atualizado há um ano

A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, recebeu nesta sexta-feira (2) a aprovação por um júri internacional para receber a Bandeira Azul, selo que certifica praias e marinas exemplares em gestão ambiental. Em junho, a localidade havia recebido uma placa piloto do programa, mas ainda era necessário atender ao conjunto total de requisitos para garantir a certificação. (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)No Brasil, apenas duas praias e duas marinas possuem o selo: a praia do Tombo e Marinas Nacionais, no Guarujá (SP), Prainha, no Rio de Janeiro (RJ) e Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ). No final de novembro, a Prefeitura de Salvador hasteará oficialmente a bandeira no local, que é uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP), inserida na Baía de Todos os Santos. Cerca de 50 pessoas vivem na Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, que no verão, chega a receber 4 mil visitantes por final de semana.

Para receber a Bandeira Azul, a praia passou por adequações em quatro áreas principais, que são a educação ambiental, gestão ambiental, qualidade da água, segurança e serviços. Foram realizadas melhorias na acessibilidade, requalificação dos banheiros, adequação das barracas de praia, implantação de sinalização sobre educação ambiental.(Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)A Bandeira Azul é atribuída pela organização não governamental 'Foundation for Environmental Education' (FEE - Fundação para Educação Ambiental) a praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental. O selo tem validade anual, o que estimula as comunidades a manter o padrão para a renovação. De acordo com a prefeitura, a próxima praia de Salvador a se candidatar será a de Stella Maris.

"A Espanha possui centenas de praias com a bandeira, e isso tem muita importância para o turista europeu, que busca locais com essa certificação. Isso potencializa o turismo e o respeito pelas praias sobre a importância de ter sempre locais limpos e acessíveis, que prezem pela sustentabilidade”, afirmou o secretário de Cidade Sustentável, André Fraga, sobre a importância do projeto.Beleza naturalUma grande faixa de mata nativa  cerca a praia de águas transparentes e mornas. A Ponta de Nossa Senhora faz parte, desde 2008, de uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP), e desde 1982 é Reserva Ecológica.

A praia em si tem apenas 385 metros de extensão, mas no Verão chega a receber mais de 4 mil visitantes no final de semana, segundo a prefeitura. Porém, quem se limita ao banho de praia, perde o aconchego das quatro ruas sombreadas que formam o vilarejo: a Rua da Mangueira, do Campo, dos Canudos e da Fonte. As casas são simples e abrigam moradores sorridentes. Quem sobe o mirante onde fica a igreja e o farol, encontra uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos.