Prefeito ainda está indeciso sobre mudanças na equipe

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Às vésperas de anunciar alterações na equipe, o prefeito ACM Neto (DEM) ainda está indeciso sobre nomes que vão ocupar o primeiro e segundo escalões no Thomé de Souza. Com a saída já certa de Paloma Modesto da Secretaria da Educação, o mais cotado é Bruno Barral, diretor de Iluminação Pública da prefeitura também da cota do PSDB. Neto, contudo, resiste. “O prefeito ouve os aliados, mas a última palavra é sempre a dele”, diz um interlocutor próximo ao democrata. A queda de Marcílio Bastos da Secretaria de Manutenção é considerada incerta. Caciques do PRB pediram a cabeça dele, que não estaria seguindo a cartilha de Tia Eron e Marcio Marinho, principais nomes da legenda. Bastos, no entanto, tem boa relação com Neto e com o chefe de gabinete, João Roma (PRB), o que pesa na decisão. Nos bastidores, se diz ainda que o secretário do Trabalho, Esporte e Lazer, Geraldo Júnior (SD), tenta voltar à Câmara de Vereadores para disputar a presidência da Casa. Geraldo acredita que, como secretário, perde força no páreo, mas esbarra no acordo para manter o suplente J Carlos Filho (SD) no Legislativo. 

Mudança de hábito  No governo do estado, crescem os rumores de que o secretário da Cultura, Jorge Portugal, vai deixar o cargo. Para o lugar dele é cogitado o nome da ativista cultural Arany Santana, cota dos deputados petistas Rosemberg Pinto e Nelson Pelegrino. A entrada da ex-prefeita de Barreiras Jusmari Oliveira na Secretaria de Ciência e Tecnologia é dada como certa.

Guerra nos tribunais A União dos Municípios da Bahia (UPB) vai entrar com uma ação na Justiça contra a Coelba nos próximos dias, por causa do impasse em torno da taxa de iluminação. A entidade exige que todo o valor arrecadado pela concessionária com o tributo fosse repassado às prefeituras, mas o pedido foi negado. “A Coelba está usurpando um recurso que não é dela. Foram inúmeras rodadas de negociação. Diante da recusa, vamos à Justiça”, diz Eures Ribeiro, presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa. O argumento é que a taxa é um imposto municipal. Hoje, a concessionária fica com os valores para custear a iluminação pública.

Pulga na orelha O novo presidente da Câmara de Vereadores de Feira, José Carneiro (PSDB), que dispensar a empresa mineira MSM Consultoria e Projetos, vencedora da licitação para realizar o concurso para 36 cargos administrativos da Casa. O motivo é que a empresa responde a processos na Justiça por suspeitas de fraude em certames. A licitação já foi homologada, mas o contrato com a MSM ainda não foi assinado. Carneiro tem buscado contato com entidades públicas para a realização do concurso, o que pode ser feito por convênio. 

Bate-papo Escalado pelo Palácio de Ondina, o secretário estadual da Agricultura, Vitor Bonfim, vai se reunir com a bancada baiana no Congresso quarta-feira que vem. Em pauta, está o destino das emendas parlamentares para o estado. O primeiro encontro com secretários ocorreu há duas semanas, com o da Saúde, Fábio Vilas Boas, também convocado para discutir a aplicação dos recursos dos deputados.

Beleza na folia Conhecido pelo trabalho com as escolas de samba São Clemente e Portela e os grupos da Festa de Parintins, o artista plástico Adilson Mega foi contratado para criar as alegorias dos Filhos de Gandhy, uma das novidades do Tapete da Paz para o Carnaval de 2018. A informação foi confirmada à Satélite pelo vereador Henrique Carballal (PV), diretor do afoxé.