Prefeito diz que minoria de empresários é contra mudanças do IPTU

O prefeito destaca que as mudanças aumentaram as isenções do IPTU

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 20:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/Arquivo CORREIO

O prefeito ACM Neto afirmou nesta quinta-feira (21) que somente uma minoria de "empresários ricos" é contra a atualização do IPTU feita pelo seu governo em 2013 e tenta derrubar as mudanças na Justiça. "Tem 1% dos empresários ricos donos de terreno em Salvador que estão querendo quebrar a cidade e inviabilizar os investimentos. Tirar o oxigênio de obras que beneficiam, sobretudo, a população mais carente", diz o prefeito.

De acordo com Neto, reverter as mudanças no IPTU tiraria uma receita que é vital para os serviços prestados pela prefeitura. "A supressão  da receita do IPTU inviabilizaria serviços essenciais e a prefeitura teria que fechar UPAS, postos de saúde e creches", acrescenta. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai julgar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra as mudanças.

"Com as mudanças feitas em 2013 fizemos Justiça social e tributária.  Quem pode mais paga mais.  Quem não pode não paga nada.  Essa foi a lógica. Querer mudar tudo agora é uma atitude mesquinha contra a cidade.  São as mesmas pessoas que queriam que Salvador continuasse de pires na mão e se transformasse numa secretaria do governo do estado", explica Neto.

O prefeito destaca que as mudanças aumentaram as isenções do IPTU. "Quem tem imóvel residencial no valor de até R$ 93,5 mil não paga IPTU na cidade.  Isso representa a maior parte da população.  Querer mudar as regras do jogo depois de tanto tempo é uma tentativa de prejudicar aqueles que mais precisam", destaca. "Hoje, mais de 76% dos investimentos da Prefeitura são nas áreas mais carentes da cidade. Salvador hoje está com as finanças organizadas e tem o respeito tanto de quem vive aqui quanto lá fora. Não podemos permitir que essas conquistas que obtivemos desde 2013 retrocedam", alerta.