Prefeitura cria “delivery de árvores da Mata Atlântica”

Moradores podem receber mudas nativas em casa ou retirar em três pontos da cidade

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 20:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Wellington Pedro/Imprensa MG

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), lança uma ação inovadora no Dia Nacional da Árvore, comemorado próxima quinta-feira (21): o “delivery de árvores”. Os cidadãos que quiserem adquirir mudas de espécies nativas da Mata Atlântica poderão fazer o pedido através do Disque Mata Atlântica. A árvore poderá ser entregue na própria casa do solicitante ou retirada em três pontos da cidade – Parque da Cidade, Jardim Botânico e Horto. Para o projeto, a Prefeitura disponibilizará, por mês, mil pés, entre Aroeiras, Sibipirunas e Ingás.

Aqueles que quiserem solicitar mudas podem fazer isso de três maneiras: ligando para o telefone 3611-3802, enviando uma mensagem de Whatsapp para o número (71) 98549-8453, ou via 156, número da ouvidoria da Prefeitura. É necessário informar nome completo, e-mail e telefone para contato, além de endereço com CEP. Serão doadas até duas árvores por logradouro.

Após a solicitação, o cidadão pode escolher a opção delivery, ou seja, pedir a entrega da muda diretamente no endereço cadastrado, ou indicar se prefere retirar. Os locais para retirada são o Parque da Cidade, no Itaigara; o Jardim Botânico de Salvador, na avenida São Rafael; e o Horto Sagrada Família, no bairro do Bonfim. Na opção delivery, a equipe fará a reserva da muda escolhida e uma vez por semana, às quartas-feiras, entregará nos endereços cadastrados.

“O que estamos oferecendo ao cidadão são novas maneiras de contribuir com a arborização nativa da nossa cidade. Acontece de, às vezes, o cidadão querer plantar e não saber como conseguir as mudas, de que forma fazer isso e a quem pedir essa orientação. Através desse novo serviço, o cidadão poderá receber a muda em casa ou simplesmente buscá-la em um dos locais combinados. O serviço é importante, pois reforça o papel de cada um no esforço de arborizarmos Salvador”, destaca titular da Secis, André Fraga.

Ainda como parte da programação comemorativa ao Dia da Árvore, serão distribuídas ainda nesta quinta-feira, no Parque da Cidade, mudas nativas da Mata Atlântica como sibipirunas, ingás e aroeiras.

Balanço 

Desde o início do ano, a Prefeitura já plantou 3.500 árvores em Salvador, sendo o maior quantitativo delas de exemplares da Mata Atlântica. Em janeiro, por exemplo, o bairro do Candeal recebeu dezoito mudas entre ipês amarelos, brancos e palmeiras imperiais. Já em julho, foi a vez da Avenida Manoel Dias receber 30 mudas de otis.

A capital baiana ainda dispõe de cinco hortas urbanas e seis pomares mantidos com apoio dos cidadãos, que realizam toda a manutenção dos espaços, desde o plantio de mudas e irrigação até a colheita. Esta iniciativa tem por objetivo revitalizar o espaço urbano promovendo o bem estar da população, que passa a contar com uma área agradável de convivência coletiva, além de promover laços entre os moradores e aproximá-los do poder público municipal. Entre os espaços mantidos nesta parceria com os soteropolitanos estão as hortas localizadas na Pituba e em Itapuã, e os pomares situados na Praça Guaratuba, em Stella Maris, e no Jardim das Margaridas.