Prefeitura inaugura unidade de saúde que deve beneficiar 17 mil famílias no Bom Juá

A Unidade de Saúde da Família (USF) atenderá de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h

  • Foto do(a) author(a) Tailane Muniz
  • Tailane Muniz

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 13:03

- Atualizado há um ano

A aposentada Gilda Pereira dos Santos, 73 anos, já não aguentava subir degraus para conseguir os remédios de pressão que necessita tomar diariamente. Moradora do bairro de Bom Juá, dona Gilda precisava se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Fazenda Grande, localidade vizinha, para ter acesso aos medicamentos sem precisar pagar por eles. 

Na manhã desta quarta-feira (16), a aposentada fez questão de participar da cerimônia de entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) de Bom Juá, bairro em que mora há 40 anos. "Eu fico até arrepiada, parece um sonho saber que não vou mais precisar subir tanta escada pra conseguir os remédios. Não é que seja caro comprar, mas é um dinheirinho que a gente economiza", conta.

Ao todo, cerca de 17 mil famílias devem ser beneficiadas com a implantação da USF - que vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Vacinação, curativos, exames preventivos, além do tratamento para hipertensos e diabétios, são alguns dos procedimentos médicos disponíveis na unidade. Sendo os atendimentos clínicos restritos apenas aos moradores do bairro.

O prefeito ACM Neto destacou a importância da nova USF para as famílias de Bom Juá. "É uma espera de quase dez anos da comunidade. Eu muito caminhei por aqui e sabia da angústia dessas pessoas de ter uma unidade de saúde perto de suas casas, hoje a prefeitura cumpre esse compromisso", pontuou Neto, durante cerimônia de inauguração. 

Ainda conforme o prefeito, o prédio foi cedido pela Arquidiocese de Salvador para que a prefeitura realizasse a obra. "Pegamos e construímos um prédio novo. Funcionava de maneira muito precária e ficou fechado por oito anos, por falta de investimento público. Conseguimos a tranferência do imóvel por parte da Igreja Católica e realizamos este sonho", completou.  Moradoras de Bom Juá, Maria das Graças (à esquerda) e Gilda comemoraram a inauguração da Unidade de Saúde da Família (Foto: Tailane Muniz/CORREIO) Moradora do Bom Juá há 40 anos, a dona de casa Maria das Graças, 61,  não esquece as dificuldades que enfrentou durante os oito anos em que o local permaneceu fechado. "A gente não tinha um médico clínico perto. Qualquer coisa, só na UPA lá de cima [Fazenda Grande] - isso, quando eles atendiam a gente. Porque tem coisas que só é possível para moradores do bairro", lembra ela, em disfarçar a felicidade.

Estrutura Além de farmácia, consultórios e recepção, distribuídos em três andares, a USF Bom Juá é a primeira unidade de saúde de Salvador que dispõe de elevador. Conforme a gerente da USF, Mayara Silva, a ferramenta foi pensada porque existem muitos cadeirantes no local. "É um elevador com capacidade para até duas pessoas, ou o máximo de 325kg. Vai ajudar muito aos portadores de necessidades especiais", pontuou.

Mayara afirmou que quatro equipes de saúde da família - composta por médicos, enfermeiros, atendentes de farmácia e técnicos de saúde bucal vão garantir o atendimento no local. "Isso aqui é um sonho. Antes era uma associação dos moradores, sem estrutura nenhuma. A autoestima do morador vai melhorar muito, sem dúvida alguma. Estaremos aqui todos os dias para garantir isso", completa a gestora.  

De acordo com o secretário de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, a implantação de uma unidade de saúde era uma prioridade da pasta. "A gente não tinha aqui um posto de saúde, mas sim um espaço depreciado. Bom Juá Sequer tinha posto de vacinação, uma coisa básica.  É uma importante realização", ressaltou. 

A aposentada Miriam Freitas de Andrade, 59, mora a poucos metros da USF e já fez a programação de amanhã. "Acordar cedo e vir me consultar. Ainda não tô acreditando. Tenho muita coisa pra conversar com o doutor", contou aos risos.