Prêmio Jorge Amado e a educação

Bruno Barral é secretário municipal de Educação

Publicado em 2 de dezembro de 2017 às 04:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Há poucos dias ocorreu a cerimônia de entrega do Prêmio Jorge Amado de Literatura. Quinze alunos da rede municipal de ensino tiveram suas obras escolhidas como as melhores, num universo de quase 700 trabalhos inscritos. Foi um momento extraordinário, único, de incomparável beleza e emoção. Ver aquelas crianças e adolescentes premiados, reconhecidos por talentos inatos ou despertados por vivências às vezes bastante sofridas, arrancou lágrimas e sorrisos. Provocou emoções e reflexões.

O prêmio foi criado em 2014, pela Prefeitura de Salvador, para homenagear esse grande escritor baiano, que expôs ao mundo, em uma literatura cativante e genial, a nossa Bahia e o povo que aqui vive: nossa cultura, nossas crenças, nossas belezas. Com o nome de Jorge Amado, a premiação inspira e revela novos escritores, novos artistas, oriundos da rede pública de educação, dos mais diversos bairros e realidades de Salvador. E, por vezes, em idades tão tenras, como nossos pequenos grandes poetas e contistas, de 10, 11, 12 anos.

Impressionam a maturidade e a forte simbologia das produções, o cotidiano, os sonhos e as vivências ali representados, por vezes de forma clara e cortante, por vezes, por analogia. Assim, encontramos nessas obras as mais diversas temáticas: racismo e resistência, abandono, violência e recomeço, pertencimento, orgulho e empoderamento. São produções que mostram a potencialidade, a garra e a força dos nossos alunos. Expõem também o trabalho realizado na nossa rede municipal.

Escrever um romance, um conto ou uma poesia, criar uma história em quadrinhos ou um videoclipe exigem não apenas inspiração, mas trabalho e conhecimento. Inscrever a obra exige autoconfiança e estímulo. Em todas essas etapas, a educação escolar tem sua participação e os professores, especialmente. Ouso afirmar que o Prêmio Jorge Amado é um termômetro da qualidade da nossa educação pública, porque nossos 15 premiados foram pinçados pelo olho clínico de especialistas conceituados, que formaram o júri desse concurso, de um universo de 700 trabalhos de excelente qualidade.

A própria existência dessa premiação é uma mostra da política da atual gestão relativa à educação municipal. O prêmio é o ápice de uma estrutura profunda e enraizada, que vem se fortalecendo ano a ano desde que foi efetivamente colocada como prioridade no nosso município. Também evidencia a tão proclamada e espetacular força transformadora da educação.

Quantos elementos compõem um livro que trata de uma história de amor durante a 2ª Guerra Mundial, ou na ficção sobre a sobrevivência dos humanos desde que a Terra se tornou inabitável, ou mesmo nas tramas psicológicas de personagens do mundo atual?

Como esses trabalhos se estruturaram e foram construídos? É um processo complexo, instigador e cativante, e, sobretudo, com um resultado esplêndido: a revelação de novos talentos, cheios de energia, de vida e inspiração e com uma graça a mais: o tempero e as cores da criatividade e do sangue baianos.