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Ambas terão 10 dias para justificar queda de energia que atrasou dezenas de voos
Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 20:30
- Atualizado há um ano
Painel que mostra informações sobre voos sem funcionar, na manhã desta segunda (Foto: Marina Silva/CORREIO) A empresa Vinci Airports, que assumiu recentemente a administração do Aeroporto Internacional de Salvador, e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) foram notificadas pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor na Bahia (Procon) após o terminal aeroviário ficar sem energia elétrica durante a madrugada desta segunda-feira (22).
O local ficou sem energia de 1h20 até 7h, ocasionando atraso em pelo menos 29 voos. De acordo com a Coelba, a interrupção no fornecimento de energia foi ocasionada por um problema técnico no circuito subterrâneo do terminal.
Como justificativa para a notificação, o Procon afirmou que o não fornecimento de energia elétrica ao Aeroporto trouxe “transtornos aos consumidores que compraram passagens aéreas e utilizavam os serviços e precisa ser justificada”.
Diretor de fiscalização do órgão, Iratan Vilas Boas afirmou que "os serviços essenciais devem ser contínuos e sua interrupção devem ter boas justificativas e quando possível, informada com antecedência para que não cause danos aos consumidores".
Dez dias Tanto a Coelba quanto a Vinci terão 10 dias para apresentar os documentos que justificam a descontinuidade do serviço. Procurada pelo CORREIO, a Vinci afirmou que ainda não recebeu a notificação e que só irá se manifestar após ver o conteúdo da notificação.
Já a Coelba ressaltou que técnicos resolveram o problema às 3h40 e que o aeroporto ficou sem energia até as 7h por "problemas internos" do terminal. A companhia ainda afirmou que irá enviar os documentos dentro do prazo previsto pelo Procon.
As denúncias relacionadas a práticas abusivas no mercado de consumo poderão ser feitas pelo e-mail [email protected] e pelo aplicativo Procon BA Mobile.
Pane em geradores Segundo informações da Vinci Airports, a falta de energia aconteceu entre 1h20 e 3h40 e, por volta das 4h, os geradores do terminal apresentaram pane. Para consertar os equipamentos, foi necessário interromper o fornecimento de energia, "por medida de segurança", argumenta a assessoria.
Ainda de acordo com a empresa, ao todo, 29 voos atrasaram durante a madrugada: 10 da Gol, oito da Latam, seis da Azul, três da Avianca e dois da Passaredo. Pela manhã, cinco voos foram afetados pelo problema. Os últimos oito voos que estavam atrasados decolaram pela manhã. Mais tarde, a administradora Vinci corrigiu o número de atrasos para 21 voos.
Em nota, a Azul informou "que cinco voos da empresa foram impactados devido à falta de energia no aeroporto de Salvador". "A companhia esclarece ainda que as aeronaves já decolaram da capital baiana", diz nota enviada pela companhia aérea.
Ao CORREIO, a Passaredo Linhas Aéreas informou que um voo sofreu atraso: era o 2241, que saiu de Salvador com destino a Vitória da Conquista. O atraso na decolagem foi de cerca de uma hora e 40 minutos, partindo para seu destino final às 8h43, com 40 passageiros a bordo.
Já a Gol afirmou que "alguns voos da companhia precisaram ser atrasados até a normalização da operação". A companhia aérea ainda ressaltou que "manteve seus clientes informados e prestou toda assistência necessária". A Latam e a Avianca também foram procuradas, mas não se manifestaram.