Professor responde por racismo após comparar negras a cerveja escura

 "Pra ninguém achar que eu não gosto de afrodescendente. Nega gostosaaaaa!!!! Uh!!!! Foi mal", publicou

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2017 às 12:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Um professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) foi denunciado pelo crime de racismo depois de fazer uma postagem no Facebook comparando uma cerveja escura às mulheres negras e  sugerir que não possuiria apreço por afrodescendentes, mas abriria uma exceção para a cor da cerveja. "Pra ninguém achar que eu não gosto de afrodescendente. Nega gostosaaaaa!!!! Uh!!!! Foi mal", publicou o professor na rede social em março do ano passado. Na foto, ele erguia um chope escuro na mão. A postagem desencadeou críticas de grupos defensores da igualdade racial e de alunos da instituição. De acordo com a defesa do professor, os "fatos da denúncia não correspondem à verdade". "Os fatos ocorridos não foram da forma como estão apresentados na denúncia. A defesa vai confrontar os fatos. Isso será provado no intercurso do processo. Não concordamos com a acusação de injúria racial muito menos com a de ato de racismo", destacou o defensor em entrevista ao jornal O Globo.

Para o MPF, a expressão "Uh!!!! Foi mal" mostra que o autor pede desculpas e "deixa nítida a intenção de ironizar com o nítido cunho provocativo e a intenção de zombar de um determinado grupo" - neste caso, o dos negros.

Para o órgão, é  "ainda mais reprovável" o fato de a mensagem ter sido postada na internet - onde o que é dito se propaga de maneira mais rápida - e quando é expressa por um professor em contato com jovens em período de formação, alunos e ex-alunos. Em nota, o IFF informou ao GLOBO que tomou as medidas administrativas cabíveis em relação ao professor, sem detalhar quais.