Professora de Salvador concorre a prêmio nacional com projeto sobre samba

Ao todo, 30 profissionais de educação do país participam da final

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 18:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

A professora Lorena Barbana Santos Costa, de Salvador, disputará a final do Prêmio Professores do Brasil, em dezembro. Ela venceu a etapa regional, o que já garantiu um prêmio de R$ 7 mil, viagem a Irlanda para fazer um programa de capacitação apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e equipamento de informática com conteúdo educativo para a escola em que trabalha. Ao todo, 30 profissionais de educação do país participam da final do prêmio, que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). 

Lorena é professora  da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho, no Cabula. Ela venceu na categoria ensino fundamental/quarto ao quinto ano, com o projeto "Vem sambar e aprender - o samba como instrumento de resistência e representação da cultura afro-brasileira".

No projeto, várias oficinas e palestras ligadas ao samba de roda foram realizadas. Houve ações com as turmas que incluíram também a presença de uma escola de samba. “Trabalhar com o tema nos proporcionou conhecimento e fez as crianças se perceberem enquanto sujeitos, seres que podem transformar a sociedade em que vivem, respeitando as diferenças”, diz Lorena. “Para mim, proporcionou uma reflexão do meu trabalho em sala de aula. Foi um desafio constante trabalhar a partir do despertar da consciência crítica dos nossos educandos e eu pretendo continuar trabalhando com o samba em sala de aula", acrescenta.

A grande final terá resultados anunciados na primeira quinzena de dezembro. Esta é a décima edição do Prêmio Professores do Brasil, que tem o objetivo de reconhecer e divulgar o trabalho de docentes que contribuam para a melhoria da educação básica, valorizando e estimulando seu papel na formação das novas gerações. Participam do concurso educadores de escolas públicas de todo o Brasil. Além dos prêmios já recebidos, os ganhadores da etapa nacional receberão mais R$ 5 mil cada e troféu.  Veja todos os ganhadores regionais clicando aqui.