Programa Agente da Educação recebe prêmio da ABRH

Em 2015 e 2016, o projeto regularizou 35% dos 25.207 alunos atendidos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 16:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

O programa Agente da Educação, parceria da Prefeitura de Salvador com o Parque Social, foi premiado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Bahia (ABRH-Bahia) como caso de sucesso na categoria "gestão de pessoas/sustentabilidade".

Criado em 2015, o projeto busca fortalecer o ambiente escolar por meio da interação entre escola, família e comunidade. Atualmente, cerca de 400 agentes da educação, estagiários de Pedagogia, atuam nas escolas municipais sob a coordenação do Parque Social.

Os agentes, que são da mesma comunidade onde fica a escola, acompanham a vida escolar dos alunos, e têm contato com familiares e vizinhança. Caso o aluno comece a ter muitas faltas, o agente vai até a casa dele para entender o que está acontecendo e conversar com os pais.

Em 2015 e 2016, o projeto regularizou 35% dos 25.207 alunos atendidos, ajudando a elevar o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015.  “Para o Parque Social, é muito honroso ter sido premiado por este que é um programa de grande impacto para o sistema educacional e de amplo alcance social. Trata-se de uma tecnologia inovadora e transformadora que vem sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação em cerca de 400 escolas da capital”, diz a presidente da ONG, Rosário Magalhães. 

Esta foi a 9ª edição da versão estadual do prêmio da ABRH. A premiação reconhece contribuições de pessoas e organizações nas áreas de Recursos de Humanos. São três categorias. A versão nacional da premiação acontece em 2018.