Programa estimula ações ambientais e a geração de renda na Baía de Todos os Santos

Programa Maré Boa impacta na vida de cerca de 6 mil pessoas por ano com ações sociais, de saúde e educação ambiental

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 28 de janeiro de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

Moradora da comunidade de Passé, em Candeias, a aposentada Eloisa Bastos Sacramento, 64 anos, precisava extrair um dente, o que a levou a procurar recentemente o estande de serviços odontológicos das Ações Cívico-Sociais (Acisos), iniciativa da Braskem, em parceria com a Marinha do Brasil, que integra o Programa Maré Boa.

Ao buscar o serviço, os atendentes verificaram que a pressão arterial de dona Eloisa estava alta. “Quando o paciente é idoso, aferimos a pressão arterial antes de qualquer procedimento”, explica o tenente Ferraz, cirurgião dentista. “Fui então encaminhada para consulta com o médico na tenda de cardiologia, medicada e aguardei a minha pressão normalizar para voltar a cadeira do dentista, quando consegui fazer a extração que precisava”, relata a aposentada. Program leva atendimento médico às populações das localidades beneficiadas (Foto: Divulgação) Desenvolvido há três anos nas comunidades do entorno do Porto Aratu, em especial as de Ilha de Maré e Candeias, o Maré Boa tem foco no desenvolvimento regional e estimula ações de educação ambiental, sustentabilidade pesqueira e geração de renda nessa região banhada pela Baía de Todos os Santos, sede da Amazônia Azul. 

Além disso, o programa promove ações que contribuam para maximizar oportunidades sociais, como a confecção de carteiras de identidade, atendimento médico e regularização de embarcações; “Se não tivesse esse evento aqui não iria fazer minha identidade agora, porque não tenho dinheiro para pagar”, comemora a aposentada Lindaura Santos da Silva, 73 anos, moradora de Passé há 33 anos.

Outro que aproveitou a oportunidade para renovar seu RG foi o eletricista Genival Chagas, 57 anos. “Fiquei aqui com o pessoal desde cedo porque não queria perder essa chance”. Ao todo, mais de quatro mil pessoas foram atendidas gratuitamente nos três dias de Acisos realizadas em agosto do ano passado, em Candeias. 

Qualificação O apoio à qualificação profissional no Programa Maré Boa, por sua vez, aproveita as vocações regionais. A Braskem patrocinou dois dos cursos oferecidos pela Capitania dos Portos da Bahia: formação de Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas, com 45 aquaviários formados em Ilha de Maré, e qualificação e certificação para 27 Pescadores Profissionais de Candeias, em parceria com a Colônia de Pescadores Z-54 do Distrito de Passé. 

“A qualificação formal gera inclusão e mais oportunidades de trabalho. Os participantes do curso de aquaviários poderão atender com segurança a pequenas empresas e empresários que possuem embarcações circulando na Baía de Todos os Santos; já os pescadores desenvolvem ainda mais o benefício da atividade que realizam há gerações”, destaca Hélio Tourinho, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Navegação segura Também faz parte do programa Maré Boa o apoio a campanhas que promovam a segurança da navegação, precaução de acidentes com banhistas e embarcações no mar, além de cuidados com o meio ambiente marinho como a campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança, promovida pela Capitania dos Portos da Bahia.

Desde sua criação, em 1996, cerca de 20 mil pessoas já participaram das palestras do Legal no Mar. Nesta edição da campanha está prevista a realização de 35 palestras proferidas pelos 100 militares que estarão envolvidos na iniciativa em diferentes cidades, com expectativa de alcançar cerca de 1,5 mil pessoas.

Rede de Maré Realizado pelo Instituto Maré Global desde 2015, o projeto Rede de Maré aborda a sustentabilidade pesqueira e a educação ambiental, tendo como metas fortalecer o sistema de monitoramento participativo da pesca por meio de agentes locais, desenvolver oficinas de formação de lideranças para gestão da pesca artesanal em comunidades da Ilha de Maré. 

Uma das realizações é a Tenda Ambiental, que sensibiliza crianças e adolescentes quanto a importância da valorização do patrimônio socioambiental e cultural de Ilha de Maré. As atividades foram divididas em quatro temas:  Valorização da Identidade Cultural, Resíduos e Saúde Ambiental, Animais e Saúde Ambiental e Plantas e Saúde Ambiental. Tenda ambiental faz um trabalho de sensibilização sócio-ambiental com crianças e adolescentes (Foto: Divulgação) Além das Tendas, foram realizadas oficinas de formação para agentes ambientais com o objetivo de empoderar as jovens monitoras da tenda com conteúdos mais aprofundados. Foram realizadas 36 tendas ao longo de 12 meses, com quatro comunidades envolvidas, e participação de mais de 150 crianças.

De acordo com informações da Braskem, o Programa Maré Boa impacta, desde 2015, 6 mil pessoas por ano, nas comunidades de Ilha de Maré e Candeias.