Projeto da Ronda Maria da Penha da Bahia é premiado em São Paulo

A iniciativa premiada é o “Ronda Para Homens” que atua na sensibilização e capacitação de homens para o fim da violência contra a mulher

Publicado em 6 de março de 2017 às 09:07

- Atualizado há um ano

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública deste ano premiou a Operação Ronda Maria da Penha, desenvolvida no estado pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA) há dois anos. O Selo FBSP 2017 - Práticas Inovadoras no enfrentamento à Violência Contra a Mulher será entregue em São Paulo, na próxima quarta-feira (8). Foto: Mateus Pereira/GOVBAO projeto premiado é o “Ronda Para Homens” que atua na sensibilização e capacitação de homens para o fim da violência contra a mulher. Ele é realizado por meio de oficinas com participação exclusivamente masculina, com dois policiais militares do efetivo da unidade como facilitadores.

Além de Salvador e Região Metropolitana, a Operação Ronda Maria da Penha atua ainda nos municípios de Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro e Feira de Santana, em acompanhamento de mulheres vítimas de violência sob medida protetiva instaurada.

A operação conta com parceria da Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM), Ministério Público (MP), Tribunal de Justiça (TJ) e Defensoria Pública.

Selo e premiação

O selo reconhece práticas desenvolvidas pelas instituições policiais e guardas municipais com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência com iniciativas de enfrentamento nas múltiplas formas da violência, seja física, psicológica, patrimonial, institucional e ciberviolência.

Na primeira fase, foram selecionadas 11 iniciativas finalistas pelo Comitê de Seleção do Selo, dentre as mais de 200 propostas enviadas de 18 estados brasileiros. Três iniciativas foram vencedoras, sendo a da Ronda Maria da Penha a única entre as corporações policiais militares. As duas também vencedoras foram das polícias civis dos estados de Mato Grosso e Piauí.