Projeto prevê ônibus com wi-fi na Região Metropolitana de Salvador

Licitação vai acontecer caso não haja acordo com Ministério Público

Publicado em 7 de agosto de 2017 às 11:42

- Atualizado há um ano

Caso não haja acordo com o Ministério Público da Bahia, o sistema de ônibus da Região Metropolitana de Salvador deverá ser licitado pelo governo do estado. “Repito, irei licitar ônibus com ar-condicionado e wi-fi gratuito para toda a população. Também estamos nos articulando a implantação de wi-fi gratuito nas estações do metrô”, afirmou o governador Rui Costa nesta segunda-feira (7).

Costa afirmou que as linhas devem ter mais conforto. "Já determinei que a Secretaria de Infraestrutura faça a licitação das linhas metropolitanas de Salvador, para este semestre. Vamos exigir também ar-condicionado e wi-fi para os ônibus de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Camaçari, enfim, toda a região, que fazem a ligação om as estações do metrô”, garantiu Rui. Novas estações do metrô estão em fase de testes na Avenida Paralela (Foto: Elói Corrêa/GOVBA) O governador acompanhou mais testes do metrô nesta segunda e visitou as estações Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz e Mussurunga. As novas estações devem começar a operação comercial em setembro. 

Antes da entrega do novo trecho, haverá a fase de testes, quando uma equipe técnica multidisciplinar embarca no trem para avaliar a movimentação nos trilhos e o desempenho da rede de energia, entre outros aspectos técnicos. Com a entrega das novas estações, será possível ir da Estação Mussurunga até a Estação Lapa em cerca de 30 minutos. 

As obras do metrô também incluem também o Terminal de Ônibus Pituaçu, que está na fase final de construção e terá capacidade para receber 140 ônibus por hora. O terminal de ônibus Mussurunga está em fase de ampliação, com a finalização de sua cobertura e das obras das salas de operação. O asfalto das vias de trânsito dos ônibus foi todo recuperado e o piso de acesso dos passageiros foi substituído por granito. 

Lauro de Freitas Em dezembro, o metrô deve chegar em Lauro de Freitas. A previsão é de que o percurso entre o município e o Iguatemi seja realizado em menos de 25 minutos. Na própria estação Aeroporto, na Avenida Dois de Julho, ficará um terminal de ônibus e um serviço de linhas shuttle para o próprio aeroporto.

Para que o sistema chegue até o local, estão sendo realizadas obras para a adequação das pistas. As intervenções estão acontecendo na área entre o final da Av. Carybé e o trecho inicial da Avenida Santos Dumont (novo nome de parte da antiga Estrada do Coco), incluindo um redesenho das vias e a construção de viadutos e pontilhões. 

As primeiras mudanças no trânsito local vão acontecer em breve, na pista de ligação entre as avenidas do Bambuzal e Santos Dumont, que será alargada. É nessa área que será construído o terminal dos ônibus gratuitos que farão o transporte de passageiros entre o aeroporto e a estação do metrô de mesmo nome. O estacionamento de trens da Linha 2 será construído na região da Av. Dois de Julho. 

A Estação Aeroporto está sendo construída na área entre o bambuzal, no acesso ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, e a Av. Santos Dumont. Com estrutura pré-moldada finalizada, em fase final de acabamento, a estação deve estar pronta para operação até o final do ano.