Projetos apresentam soluções sustentáveis para Salvador

Propostas foram apresentadas durante o Sebrae Startup Day

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2017 às 12:27

- Atualizado há um ano

Empreendedorismo e inovação são dois aliados para as startups, mas imagine juntar criatividade para promover o desenvolvimento sustentável? Foi o que aconteceu com os 16 projetos que participaram da última etapa do programa de pré-aceleração de impacto social, Baankoo Challenge Salvador 2017, neste sábado (7), durante o Sebrae Startup Day.

O evento foi promovido pelo Grupo Rede Mais pela segunda vez na capital baiana. Os projetos apresentados foram embasados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. As ideias vêm evoluindo desde o dia 16 de setembro, com o auxílio de 14 facilitadores e 15 mentores em mais de 180 horas de mentorias. Premiação aconteceu neste sábado no Sebrae Startup Day (Foto: Divulgação) Os três primeiros lugares ficaram com os projetos Mosquito Zero (6º ODS - Água e Saneamento); Zênite (14º ODS: Oceano, Mares e Recursos Marinhos); e Aventura Ambiental (13º ODS - Combater as Alterações Climáticas). Eles foram analisados pelo secretário da Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, André Fraga; José Soares, gestor de Projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e o empresário com experiência em energias renováveis e indústria Rafael Barbosa, membro da Rede+ e associado da Anjos do Brasil.

O diretor da Rede Mais, Rodrigo Paolilo, disse que ficou surpreso com a inovação dos projetos. “Surpreendeu muito. A gente tinha uma percepção de qualidade efetiva, e o resultado foi bem superior em termos de evolução tecnológica”, afirmou.

Segundo Paolilo, os projetos vão continuar sendo acompanhados pelo Grupo, para que sejam colocados em prática. “Eles montaram um plano de ação para dar o suporte. Alguns já estão em ação, fazerem desses projetos de sucesso, vamos continuar acompanhando”, explicou. 

O grupo esteve à frente da organização do Hackathon+Salvador que aconteceu durante o Fórum Agenda Bahia (promovido pelo CORREIO) e trouxe também para Salvador Challenge Cup 2017. A previsão é de que no próximo ano outros eventos para estimular o empreendedorismo e inovação sejam realizados em Salvador. Grupos apresentam soluções criativas para a cidade (Foto: Divulgação) Conheça mais os projetos: Mosquito Zero: traz tecnologia, inteligência e precisão no monitoramento e tratamento com larvicidas em criadouros do aedes aegypti, inacessíveis por via terrestre, através de drones. Ele já atua em bairros de Salvador, como o Itaigara, e conseguiu resultados relevantes na guerra contra o mosquito. 

Zênite: visa amenizar os impactos do processo de desertificação que vem se agravando no Nordeste, gerando receita - para a manutenção do projeto e o financiamento de soluções com a tecnologia CSP (concentrated solar power). 

Aventura Ambiental: dissemina a educação ambiental de forma lúdica e sutil, através de jogo de tabuleiro desenvolvido a partir do cenário e cultura de Salvador.