'PSL não perde tanto', diz Marcelo Nilo sobre saída de deputados

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

Publicado em 20 de outubro de 2017 às 15:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Terminal Marítimo do Porto de Salvador vai se transformar no maior polo de startups da cidade até março do ano que vem. O projeto, batizado de Hub Digital, faz parte do eixo Cidade Inteligente, quinta etapa do programa Salvador 360, que será apresentado hoje pelo prefeito ACM Neto (DEM). A princípio, o espaço situado no Comércio deve abrigar aproximadamente 100 empresas emergentes com potencial de crescimento nas áreas de tecnologia e inovação. Para estimular os novos empreendedores, a prefeitura garantiu um aporte de R$ 100 milhões da Bossa Nova Investimentos, fundo especializado em financiar startups fundado pelo empresário Pierre Schurmann, integrante da famosa família de navegadores e aventureiros, conhecidos como os primeiros brasileiros a dar a volta ao mundo em um veleiro. 

Tudo em casa - Outra novidade do eixo Cidade Inteligente é o Simm Digital, aplicativo que reúne informações sobre o Serviço de Intermediação de Mão de Obra e as linhas de ônibus em tempo real. A ideia é que o cidadão possa encontrar vagas de emprego perto de onde mora.

Nem te ligo O deputado estadual Marcelo Nilo, presidente do PSL na Bahia, adotou tom de desdém ao avaliar o impacto da saída de três parlamentares da sigla - Manassés, Jurandy Oliveira e Alan Castro, que desembarcaram no Pros. Para Nilo, o PSL não perde muito. “Eles não trouxeram nenhum prefeito para o partido e nem o fizeram crescer. Deixaram as lideranças em outras legendas”, disse. No melhor estilo “morde e assopra”, desejou sorte aos ex-colegas, a quem tratou como “bons amigos e parceiros”. Além de Nilo, a bancada do PSL conta agora com Reinaldo Braga, Nelson Leal e Paulo Câmara. Até quando é a questão.

Salto em distância Recém-filiado ao Pros, Manassés garantiu que seu novo partido vai trabalhar para atrair prefeitos do interior baiano, já que não elegeu nenhum ano passado . “Vamos formar diretórios em todos os territórios do estado. São muitos prefeitos soltos, querendo mudar de legenda por causa do momento político delicado”, afirmou. Para tanto, terá o apoio do deputado federal Ronaldo Carletto (PP), responsável pela costura que vitaminou a sigla na Assembleia. Carletto tem total interesse em agregar lideranças ao Pros, que é parte da sua estratégia para negociar uma eventual candidatura ao Senado em 2018.

Política com fé Avião da TAM que partia de Brasília rumo a Salvador parou na pista de decolagem do aeroporto por suspeita de pane com cinco deputados federais da Bahia a bordo. Três deles - Félix Mendonça Júnior (PDT), Bacelar (Podemos) e Fernando Torres (PSD) - respiraram aliviados pelo voo interrompido. Coube a Félix apontar uma hipótese para terem escapado do perigo: a presença de Irmão Lázaro (PSC) e Pastor Luciano Braga (PRB), lideranças evangélicas e pregadores atuantes. Pelo sim, pelo não, ficaram gratos com a companhia da dupla.

Queda à vista Pelos cálculos da bancada baiana no Congresso, o presidente Michel Temer (PMDB) deve perder votos na análise da segunda denúncia contra ele. Na primeira, obteve 263. A conta agora gira em torno de 230 a 240."A situação é tensa no Sul da Bahia e exige uma ação imediata das autoridades", José Rocha, líder do PR na Câmara, ao pedir a intervenção do ministro da Justiça, Torquato Jardim, nos conflitos de terra em Itaju do ColôniaPílula Boca fechada - Pré-candidato a presidente do Bahia e secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Guilherme Bellintani decidiu manter silêncio sobre o processo eleitoral no tricolor.  Aos interlocutores, disse que só voltará a falar sobre o assunto fora do círculo interno semana que vem, quando a parada será definida.