Punidos por doping, 28 atletas russos têm penas anuladas

Apesar da decisão, o COI se posicionou e fez duras críticas

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 09:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) anunciou que 28 dos 42 atletas russos que entraram com recursos contra decisões feitas pela comissão disciplinar do Comitê Olímpico Internacional tiveram suas punições anuladas. Com isso, eles estão aptos a disputar os Jogos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, de 9 a 25 de fevereiro. Além disso, outras 11 apelações foram parcialmente aceitas e três aguardam julgamento.

O documento divulgado pelo CAS, nesta quinta-feira (1º), explica que os 28 atletas "perdoados" tiveram suas penas suspensas porque não havia evidências suficientes que comprovassem violações antidoping. A decisão foi unânime. Cada caso foi avaliado individualmente.

Após a divulgação da lista dos 28 atletas, o Comitê Olímpico Internacional (COI) se pronunciou e afirmou que a decisão do CAS não significa que todos os atletas liberados para competir serão convidados para os Jogos Olímpicos de Inverno. Isso porque a decisão do Conselho Executivo de manter a Rússia suspensa do torneio segue vigente, o que garante que russos só podem competir caso sejam chamados. 

"Não ser sancionado não confere automaticamente o privilégio de um convite. Nesse contexto, também é importante notar que o Secretário Geral do CAS garantiu que a decisão do CAS não significa que esses 28 atletas sejam declarados inocentes", declarou o COI através de nota oficial.

O COI declarou ainda que se trata de uma "confirmação da violação da normativa antidopagem de 11 atletas por alteração de suas mostras, o que demonstra uma vez mais a existência de um sistema de manipulação sistemática de dopagem nos Jogos de Inverno de Sochi 2014" e reforça que "lamenta muito que os painéis do TAS não tenham levado em consideração esta existência provada de manipulação sistemática nos outros 28 casos". TAS é a sigla em francês equivalente a CAS.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno acontece no dia 9. Ao todo, serão nove atletas brasileiros, que competirão em cinco modalidades: esqui alpino, esqui cross country, snowboard, bobsled e patinação artística.