Putin decide expulsar 755 diplomatas americanos da Rússia

Medida é uma resposta às sanções impostas pelos Estados Unidos à Rússia em lei aprovada na semana passada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2017 às 20:13

- Atualizado há um ano

O presidente russo Vladimir Putin anunciou neste domingo (30) que vai expulsar 755 diplomatas americanos da Rússia até 1º de setembro. A decisão é uma resposta às mais novas sanções que os Estados Unidos devem adotar contra o país. Além da expulsão dos diplomatas, a Rússia vai confiscar duas propriedades que estão nas mãos da diplomacia norte-americana.

Na semana passada, após agências de inteligência norte-americanas concluírem que Moscou tentou interferir nas eleições presidenciais no ano passado, a Câmara dos Representantes e o Senado dos Estados Unidos aprovaram um conjunto de punições contra a Rússia.

Para a lei entre em vigor, o presidente Donald Trump precisa aprová-la, mas a Casa Branca já sinalizou que Trump já leu, aprovou e pretende assinar o documento, que também impõe sanções ao Irã e à Coreia do Norte.

Com a expulsão de 755 diplomatas americanos da Rússia, o número de diplomatas nos dois países se igualará, ficando 455 de cada lado. Pelo menos, foi isso que o presidente Vladimir Putin disse, em entrevista à rede de TV Vesti.

Para Putin, os Estados Unidos deram um passo "absolutamente improdutivo" em relação às relações bilaterais. "Decidi que é hora de mostrar aos EUA que não deixaremos suas medidas sem resposta", afirmou Putin.