Assine

Quinta do Crédito ampliada


 

Por Donaldson Gomes

  • Da Redação

Publicado em 20/11/2017 às 02:43:00
Atualizado em 17/04/2023 às 18:59:04
. Crédito: .

Tem mudanças que podem até parecer pequenas, mas acabam fazendo grande diferença. Pois, em tempo de vacas magras, o diretor-superintendente do Sebrae-Ba, Jorge Khoury, encontrou na internet a solução para ampliar a oferta de serviços às micro e pequenas empresas da Bahia, sem grandes aumentos de custos. Seguindo o exemplo do que já acontece com o Radar de Oportunidades, onde é possível encontrar a melhor localização para novos negócios pela net, o serviço de apoio aos empreendedores vai lançar a Quinta do Crédito Digital. Hoje o Sebrae-Ba oferece o serviço de forma presencial, mas Khoury acredita que o resultado do programa será otimizado com a oferta digital. “Já conversamos com os bancos parceiros (Desenbahia, BNB, Caixa e BB) e eles concordaram com a ideia”, conta. Ainda este ano deve ser lançada uma versão piloto do projeto, que vai se tornar permanente em 2018. 

Educação empreendedora Outro projeto que o Sebrae-Ba pretende turbinar no ano que vem é o que estimula o ensino do empreendedorismo em unidades de ensino. Hoje a Bahia já está entre os três estados que mais se destacam no ensino do empreendedorismo, mas a meta é atingir os 50 mil alunos educados para empreender por ano. Existem 73 municípios onde a disciplina é ensinada no ensino fundamental, 33 escolas de ensino médio e 23 faculdades. Segundo Khoury, ano que vem estes números vão se ampliar com a adesão do município de Salvador ao programa. 

Que crise? O comércio baiano já virou a página em relação à crise na economia. O momento agora é de discutir retomada, acredita o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL), Antoine Tawil. “Quando você vê que a arrecadação do governo cresceu, não há mais o que discutir, o país já está crescendo”, pondera. Para ele, é preciso investir numa agenda de investimentos e neste sentido as Parcerias Público-Privadas (PPP's) vão ganhar um papel central tanto para o país, quanto para os estados e municípios. Na última semana, Tawil foi anfitrião do embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, durante visita dele a Salvador. O presidente da FCDL conta que o inglês gostou do que viu. “Ele nos falou de fundos para investimentos em infraestrutura que o país dele tem e foi apresentado a projetos que o estado e a prefeitura de Salvador tem na área”, afirma. 

No horizonte

Bora de Metrô. Com bom humor e muito baianês, a CCR Metrô Bahia lança essa semana a campanha Bora de Metrô, com   participação do comediante baiano Luis Miranda. Em conexão com a realidade dos usuários as peças vão falar sobre os benefícios do modal, economia com a integração, entre outros temas de interesse de quem utiliza o transporte público. O metrô de Salvador transporta hoje uma média de 250 mil passageiros por dia, e a CCR Metrô espera elevar este número para até 500 mil/dia. Bora de Metrô  pode ser conferida nas rádios, jornais, outdoors, TV aberta e portais digitais.  

Água no sertão. Lançada no último Dia Mundial da Água (22/03), a água AMA bateu a marca de R$1 milhão em lucro de vendas. O valor será totalmente destinado a ajudar comunidades do semiárido brasileiro. Mais de 6 mil pessoas já foram beneficiadas com a construção de poços para captação de água ou adutora, além de uma mini usina gerada por sistema fotovoltaico para distribuição da água a um baixo custo.

Haja carne... O Walmart espera aumentar em 7% as vendas de aves e suínos para o Natal, em relação a 2016. Entre as apostas do Walmart, estão as aves natalinas da marca própria Great Value. Em suínos, a expectativa é registrar um incremento, no mesmo período, de 15%.

Peixes Entre os produtos que apresentam o maior índice de crescimento de vendas no Natal estão o bacalhau dessalgado, frutos do mar e salmão. Esses itens crescem até 20% em dezembro em relação aos demais meses do ano.