Realidade virtual: Como essa tecnologia ajuda na educação e aprendizagem?

A realidade virtual proporciona a experiência de um ambiente real

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2018 às 14:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Você já se imaginou mergulhando ao lado de uma espécie de tubarão? E se você soubesse que você pode viver essa e outras experiências sem sair do lugar? A Campus Party, maior evento de tecnologia e cultura nerd da América Latina, volta a Bahia com novidades tecnológicas que prometem favorecer não só a diversão, mas também a educação.

O evento, marcado para acontecer entre os dias 16 e 20 de maio, na Arena Fonte Nova, torna essa e uma série de outras experiências possíveis. Conectando a realidade virtual com a educação é possível remodelar a forma como aprendemos. Isso possibilita que os jovens absorvam conteúdos de forma mais rápida e interativa. Essa tecnologia está sendo utilizada até em escolas, possibilitando que os alunos viagem no tempo e visitem museus em diferentes países. Tudo sem sair da sala de aula.

Através da realidade virtual é possível fornecer a cada aluno a inspiração e as ferramentas para ampliar sua forma de ver o mundo. A realidade virtual pode não substituir a educação tradicional mas, sem dúvida, tem um potencial enorme de enriquecer o ensino por meio de simulações e experiências virtuais.

Essa é a proposta da empresa VR7, a primeira Arcade de realidade virtual de Salvador. A VR7 foi um das empresas que participou da primeira edição da Campus Party Bahia em parceria com Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, instituição que também é parceira do Educa Mais Brasil. Segundo Marcos Afonso Oliveira, sócio da empresa de realidade virtual, a participação na edição deste ano é quase certa. Além de jogos, eles vão apresentar um documentário imersivo de astronomia e aplicativos de treinamento em cirurgias.

“Para inserir a realidade virtual nas escolas, estamos procurando fechar parceria com algumas instituições. A ideia inicial é que os alunos possam ir na VR7 periodicamente e experimentar alguns títulos. Com a supervisão do professor, esse momento vai servir como uma atividade extracurricular”, explica o sócio da empresa de realidade virtual.

A educação mecanizada e padronizada de antigamente, a partir da qual a maioria dos sistemas de ensino foram desenvolvidos, não faz mais sentido no mundo atual. E uma dos maiores características da realidade virtual é que ela torna a experiência de aprendizagem mais envolvente, inspiradora e transformadora. “Pesquisas indicam que quando você experimenta algo no momento da aprendizagem você tem uma retenção de 90% de conhecimento”, explica o proprietário da empresa de realidade virtual”, acrescenta Oliveira.

Bolsa de Estudo pelo Educa Mais Brasil A Realidade Virtual e a inserção de dispositivos eletrônicos, como tablets e computadores, nas salas de aulas das escolas de Educação Básica no país, vem se tornando uma realidade cada vez mais presente. Se você estiver em busca de uma escola de qualidade para os seus filhos, o Educa mais Brasil oferece bolsas de estudo para Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para mais informações, você pode acessar o site www.educamaisbrasil.com.br e saber se as instituições de seu interesse estão entre as mais de 18 mil parceiras em todo o Brasil. A inscrição é gratuita.

Aplicativos de Realidade Virtual Google Expeditions - O Google lançou recentemente uma ferramenta de ensino com realidade virtual. Com ele, os estudantes podem explorar o mundo sem sair da sala de aula. O dispositivo permite que o professor seja um “guia”, levando seus alunos a visitas de campo altamente imersivas.

Com o Google Expeditions, os professores podem levar seus alunos para qualquer lugar do mundo, por meio de viagens virtuais e imersivas. A ferramenta de ensino possui mais de 500 expedições disponíveis.

Clouds Over Sidra - A Realidade Virtual também pode ser usada para ensinar e difundir a empatia entre jovens. Embora o ser humano seja empático por natureza. A empatia envolve colocar-se na pele do outro e, com ele, sentir suas dores emocionais. O que a Realidade Virtual oferece é a indução da “presença”, que ocorre quando seu cérebro está convencido, em um nível muito baixo, de que a simulação que você está experimentando é real. É uma força extremamente poderosa que pode levar você a se sentir literalmente no lugar de outra pessoa.