Receita Federal divulga cronograma de declaração do Imposto de Renda 2017; confira

economia
06.01.2017, 12:02:00
Atualizado: 06.01.2017, 12:02:55

Receita Federal divulga cronograma de declaração do Imposto de Renda 2017; confira

Prazo para a declaração começa no dia 2 de março e termina em 28 de abril

A Receita Federal divulgou nesta sexta-feira (6) o prazo de entrega do Imposto de Renda 2017 - que é referente aos ganhos de 2016. O prazo para a declaração começa no dia 2 de março e termina em 28 de abril. O site da Receita será atualizado com o programa gerador da declaração a partir de 23 de fevereiro. 

O anúncio do cronograma foi antecipado para janeiro, ao invés de fevereiro, através de uma instrução normativa publicada no "Diário Oficial da União". O comunicado informa também que já no dia 20 de janeiro serão disponibilizados programas auxiliares para download (Carnê-Leão e Ganho de Capital).

No programa do IRPF, além da Declaração de Ajuste Anual e do programa gerador da declaração, há aplicativos como o programa de Apuração dos Ganhos de Capital, o Carnê Leão e o rascunho da declaração, que permite efetuar o rascunho da declaração a ser entregue no ano seguinte.

A portaria com a tabela com o reajuste do salário para aplicação das alíquotas da contribuição previdenciária vai ser publicada na segunda quinzena de janeiro. A divulgação deve acontecer apenas após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), pelo IBGE, que tem data prevista para 11 de janeiro de 2017. 

Quem enviar a contribuição no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências tem o direito de receber as restituições do Imposto de Renda mais cedo - caso tenham direito a ela. Quem também tem prioridade são os idosos, portadores de doença grave e pessoas com deficiência física ou mental. As restituições, normalmente, começam a ser pagas em junho de cada ano e costumam ser divididos em sete lotes, pagos até dezembro.