Reforma da Previdência pode ficar para o ano que vem, afirma Maia

Segundo ele, “é difícil” concluir as duas votações em 2017, com 308 votos em cada uma

Publicado em 27 de novembro de 2017 às 23:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: EBC

Enquanto o governo trabalha para conseguir aprovar a reforma da Previdência em dois turnos ainda este ano, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), jogou ontem um balde de água fria nessas pretensões e indicou que a votação pode ficar pela metade. Segundo ele, “é difícil” concluir as duas votações em 2017, com 308 votos em cada uma.

A declaração provocou reação imediata do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que disse ser “viável” a votação da proposta no dia 6 de dezembro, data indicada pelo próprio Maia em ocasiões anteriores.  A avaliação do presidente da Câmara é de que há pouco tempo até o fim do ano legislativo, que termina em 22 de dezembro, mas, na prática, começa antes.

“O ideal seria votar a reforma da Previdência em fevereiro, mas tem o Carnaval no meio”, avaliou Rodrigo Maia, em São Paulo.  A declaração foi recebida com desconfiança pelo Planalto. Tanto que Maia, assim que retornou da capital paulista, foi chamado ao Palácio do Planalto para uma conversa com o presidente Michel Temer.