Reforma política vai naufragar, apostam deputados baianos

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2017 às 15:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Sem consenso entre as lideranças partidárias na Câmara dos Deputados, a reforma política caminha para o naufrágio. Com isso, mudanças no sistema eleitoral e no financiamento de campanha não entrarão em vigor para as eleições de 2018, avaliam parlamentares baianos. Para eles, o prazo regimental necessário à aprovação das propostas termina hoje. As alterações precisam ser apreciadas antes de 3 de outubro, a um ano da disputa. “Está tudo emperrado. E depois da Câmara,  ainda tem o Senado. O tempo é curto”, afirma José Carlos Araújo  (PR). “Cada um quer uma coisa”, emenda João Gualberto (PSDB). Na mesma linha, Davidson Magalhães (PCdoB) diz não haver consenso sobre nenhum dos pontos, nem mesmo o fim das coligações proporcionais e a cláusula de barreira. 

Questão para o Supremo A expectativa agora é que pelo menos esses dois pontos da reforma possam ser aprovados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte deve apreciar os dois temas até o final deste mês. Em 2015, o financiamento privado de campanha foi proibido pelo ministro do STF. 

O bom filho... De saída da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça deve voltar ao comando da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O futuro de Mendonça foi discutido semana passada na sala de Cícero Monteiro, chefe de Gabinete do governador Rui Costa (PT). Cota do PSB, ele será substituído pela ex-prefeita de Barreiras Jusmari Oliveira, que vai trocar o PSD pela sigla socialista.

Terra arada A bancada baiana no Congresso vai destinar R$ 62 milhões para a Secretaria Estadual da  Agricultura. O empenho da verba originada em emendas do grupo será assinado hoje pelo secretário Vitor Bonfim no Ministério da Agricultura, em Brasília, disse o coordenador da bancada, Félix Mendonça Jr. (PDT). O valor servirá para distribuir equipamentos a pequenos produtores. 

Doleiro no prego O juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, autorizou o leilão de imóveis do doleiro Alberto Youssef em Salvador. Na lista de bens apreendidos pela operação, estão oito lotes do Connect Smart Hotel, localizado na Pituba, com lances iniciais de R$ 83,6 mil, cada. Interessados no butim do delator podem apresentar ofertas online até 16 de outubro no Canal Judicial, do Grupo Superbird. O pregão será conduzido pelo leiloeiro Afonso Marangoni, do Paraná, estado de Youssef.

Pirataria rural Ladrões de gado, que antes atuavam no Sul, Sudoeste e Nordeste da Bahia, chegaram agora às fazendas do Recôncavo. Em alerta feito ontem na Assembleia, o deputado estadual Eduardo Salles (PP) disse que gangues já agem livremente em Santo Amaro e São Sebastião do Passé.

Pílulas Conto do vigário   Oficialmente, a assessoria da Ambev diz que  não comenta as especulações sobre a suposta desistência da empresa em instalar uma fábrica em Alagoinhas, no rastro da briga política entre aliados e adversários do governo na cidade, governada por Joaquim Neto (DEM) após mais de uma década de domínio da base petista. Extraoficialmente, a direção  da companhia classifica o assunto como surreal, já que o município nunca esteve nos planos da cervejaria.   

Nova rodada  Depois de reunir anteontem os deputados estaduais e federais que fazem  oposição ao PT na Bahia, o prefeito ACM Neto (DEM) convocou os vereadores da base do Thomé de Souza para uma conversa hoje. Na pauta, estão as reivindicações dos aliados e táticas para  2018.