Réveillon: aumenta em 30% a ocupação de hotéis em Salvador

Turismo na cidade deve ser maior que em 2016 até o final do verão

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 18:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O ano de 2017 é de comemoração para os hoteleiros de Salvador. A rede registrou aumento de mais de 9% na taxa de ocupação hoteleira durante o ano e crescimento de 30% nas reservas para as festas de final de ano, em relação ao mesmo período em 2016. Os dados são da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Salvador conta, atualmente, com 40 mil leitos distribuídos em hotéis, motéis, hostels, albergues e pousadas.

Em nota, o presidente da secção baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) diz que espera que o crescimento seja mantido no verão "A procura para os períodos festivos, em especial Réveillon e Carnaval tem crescido bastante, ainda mais se comparado aos anos anteriores. E esses bons números se estendem pelo verão, oscilando entre 15% e 20%, até fevereiro, quando voltam a atingir o pico, devido aos visitantes que chegam para a folia, quando a expectativa de ocupação terá crescido em torno de 22%", ressalta Glicério Lemos.

Este ano, a festa de réveillon da cidade ocorrerá pela primeira vez no bairro da Boca do Rio “"É um espaço muito mais amplo e confortável para baianos e turistas de todos os recantos do estado, além dos nacionais e estrangeiros”, explica em nota o titular da Secult, Cláudio Tinoco.

São esperadas 700 mil pessoas na noite da virada - a expectativa é que a taxa de ocupação dos hotéis do entorno da festa chegue a 100%. O festival da Virada Salvador terá 70 horas de duração, entre os dias 28 de dezembro e 01 de janeiro, e vai contar com 29 atrações musicais.“Nosso intuito é fazer dessa festa a segunda em importância na capital baiana, atrás apenas do Carnaval, cujas projeções de venda de pacotes e reservas têm sido bastante satisfatórias", afirma Tinoco.Dentre os visitantes esperados para o verão 2017/2018, apenas 15% corresponde a estrangeiros - oriundos principalmente da Argentina, Alemanha, EUA, França e Chile.. Dos 85% de brasileiros que devem vir à capital baiana, a maioria (57%) deve sair do interior do estado e 43% de outros estados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe.

Entre dezembro e fevereiro, Salvador deve receber 2,5 milhões de turistas, que devem consumir R$ 3,9 bilhões em entretenimento, lazer, hotelaria, turismo e alimentação - a injeção na economia deve aumentar até 4,3% em relação ao mesmo período em 2016.