Rua do Casarão do Barbalho segue interditada há seis dias

A Codesal afirmou que aguarda resposta oficial do Ipac para tomar providências sobre o prédio

Publicado em 26 de julho de 2017 às 21:25

- Atualizado há um ano

Seis dias depois da rua Professor Viegas ser interditada por conta do risco de desabamento de um casarão, no bairro do Barbalho, em Salvador, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que ainda aguarda uma resposta do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão do Governo do Estado, para tomar novas providências sobre o prédio. A prefeitura vai fechar a área com tapumes. 

A Codesal informou que o casarão é tombado pelo Ipac, mas a informação foi negada pelo órgão na semana passada, que disse, em nota, que o prédio está fora da poligonal de tombamento do Estado. A rua ao lado do casarão precisou ser interditada (Foto: Arquivo CORREIO)Nesta quarta, a prefeitura afirmou que três pedidos de respostas foram encaminhados para o Ipac, mas que não houve retorno. "A Codesal informa que permanece aguardando a manifestação oficial do Instituto para que as providências em relação ao imóvel sejam tomadas e o risco sanado", diz a nota.

A Codesal informou também que o proprietário do casarão foi notificado e informado sobre os riscos de desabamento. "Ele também deu entrada junto ao IPAC solicitando respostas e autorização para que a demolição possa ser feita e permanece sem resposta".A estrutura corre risco de desabamento (Foto: Arquivo CORREIO)O Ipac informou, nesta quarta, que a resposta sobre o casarão será encaminhada nesta quinta-feira (27) para a prefeitura, junto com uma nota sobre o caso. O órgão reafirmou que o casarão não é tombado. Como medida preventiva e de emergência, a Codesal solicitou que a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) fechasse com tapumes a área do casarão. A rua também permanece interditada pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).