Rui Costa adota tática de distanciamento do rival

Governador não foi à abertura oficial, na Barra, e foi ao Campo Grande no primeiro dia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2018 às 10:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Candidato à reeleição, o governador Rui Costa adotou como tática para a folia se distanciar do principal adversário político, o prefeito ACM Neto (DEM).  Convidado pelo democrata para a solenidade de abertura do Carnaval, Rui não compareceu. Preferiu o Campo Grande, sob a justificativa de que sua ausência era uma forma de “equilibrar” os dois principais circuitos da folia – Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande-Avenida Sete). 

Se por um lado, a articulação política do Palácio de Ondina negue motivação política na ausência do governador, integrantes do PT admitem que a pressão eleitoral fez Rui evitar encontros com o prefeito nos dias de festa e preferir demarcar o próprio território.

Durante a folia, Rui passou pelos três circuitos. No primeiro dia, foi ao Campo Grande e à Barra, acompanhar os blocos sem cordas patrocinados pelo governo. No segundo, entregou estradas na cidade de Olindina, foi para a saída do Olodum, viu a abertura do Carnaval no Pelourinho e acompanhou Anitta na Barra. 

Já no sábado, acompanhou a saída do Ilê Aiyê junto com a comitiva de aliados. Rui encerrou sua participação na festa com uma visita ao Campo Grande e aos Filhos de Gandhy no domingo. Segunda e terça-feira, o governador não teve agenda. Preferiu ficar no Palácio de Ondina com a família.

Circular pelas ruas, entre apertos de mãos e abraços de eleitores, também fez parte da estratégia de Rui, que só começou a falar efetivamente sobre política com a imprensa na saída do Ilê. Na Liberdade, o petista iniciou as conversas sobre o que mais pesa sobre ele neste momento: a formação da chapa majoritária, disputada por ao cinco partidos.

Segundo ele, a escolha de quem irá compor seu palanque principal para a disputa de outubro ainda não foi definida. “Eu já sentei com o PP e vou me reunir com o conselho político depois do Carnaval para decidir isso”, disse Rui, que garantiu não ter pressa. 

“Temos até junho para definir com calma. O registro eleitoral só ocorre no dia 15 de agosto”, afirmou. Rui disse ainda não temer a saída do PP e do PR de sua ala. “Eu dobro a aposta que vamos manter a base. E ainda digo que podemos ampliá-la”, emendou o petista.