Rumo ao oitavo clássico, Tiago foi titular em todos de 2017

Capitão tricolor tem histórico equilibrado e já teve o sabor de fazer gol e de ser expulso no Ba-Vi

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 18 de fevereiro de 2018 às 05:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

Se para um estreante jogar um Ba-Vi pode dar um frio na barriga, a história é bem diferente para o zagueiro Tiago, do Bahia. Ao lado dos meias Allione, Régis e Zé Rafael, o capitão disputou todos os sete clássicos contra o Vitória realizados no ano passado. Porém, só ele e o argentino jogaram todos como titular.

Neste domingo (18), às 16h, no Barradão, Allione não tem vaga garantida entre os 11, mas Tiago tem. O próximo capítulo do clássico vale pela sexta rodada do Campeonato Baiano e pode ser também um desempate no currículo pessoal do jogador de 27 anos. No histórico dos confrontos, foram dois triunfos, duas derrotas e três empates.

Do primeiro Ba-Vi, Tiago não guarda boas lembranças. Ele foi expulso em lance de muita discussão envolvendo o atacante rubro-negro André Lima. Para piorar, o Bahia perdeu o jogo na Fonte Nova por 2x1. 

O capitão também já teve o gostinho de fazer gol no clássico. Foi no empate em 1x1 no primeiro jogo da decisão do estadual do ano passado, na Fonte Nova.

“Cada Ba-Vi foi uma história diferente. Os primeiros foram jogos muito nervosos, acirrados, com brigas e expulsões. Nos outros as coisas foram se tranquilizando, nós conseguimos colocar a bola no pé e jogar, que é o que a gente precisa e importa nesse jogo. O Ba-Vi é um jogo diferente, um jogo que vai além dos três pontos”, analisa o zagueiro tricolor.

Dessa vez, Tiago tem outras metas além da disputa particular com o principal rival. Com o Bahia fora da zona de classificação às semifinais, a partida ganha ainda mais importância que o habitual. O Esquadrão tem oito pontos, em quinto lugar no Campeonato Baiano. Os quatro primeiros avançam para as semifinais, e o Jequié, em quarto, tem dez pontos. Vitória (2º) e Fluminense de Feira (3º) também, porém com um jogo a menos.

“O que nós mais temos que focar é nos três pontos, que é o que vai nos dar tranquilidade e o acesso ao pelotão da frente. Hoje são jogadores novos tanto do lado de cá, como do lado de lá. Essa rivalidade fica apenas fora de campo. Dentro de campo nós vamos brigar pelos três pontos”, afirma o zagueiro.