Saiba como conquistar o chefe na festa da firma

Fugir da lista de fatores que pegam mal é o primeiro passo

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  • Maryanna Nascimento

Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 06:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Pixabay

As festas de final de ano estão na porta e, no ambiente organizacional, isso não foge à regra. Seja um buffet em um restaurante ou um churrasco com direito a piscina, as confraternizações têm como principal proposta comemorar as conquistas do ano e aproximar os funcionários. Nesse ambiente descontraído, que geralmente tem a presença dos chefes, as oportunidades de fortalecer a própria marca e, quem sabe, conseguir aquela promoção, também existem e devem ser aproveitadas.

Para agarrá-las, a primeira regra a saber é que as confraternizações de fim de ano de uma organização não deixam de ser uma extensão do ambiente corporativo. De acordo com Fabrícia Faé, responsável pela área de Desenvolvimento de Talentos da Lee Hecht Harrison Norte/Nordeste, “o momento é de comemoração, mas é importante lembrar que não é íntima, da sua casa, da sua família. É da empresa e isso requer equilíbrio”. Para aproveitar o momento e poder estreitar o networking com outros colegas, a palavra de ordem é ‘controle’.

A psicóloga e especialista em carreiras Clara Bonelli também chama atenção para a questão do diálogo com outros funcionários. “Se aproxime dos colegas de trabalho, conheça pessoas de outros setores e permita o contato com a Diretoria ou Presidência”, indica. Além de trazer vantagens para a própria agenda, isso também pode facilitar a conquista ao chefe. “É um momento em que não há estresse, obrigações, prazos ou situações de tensão. Diante disso, o chefe pode olhar o colaborador de forma diferente e positiva”, esclarece. Pega mal

Em toda confraternização de fim de ano, Alberto Bittencourt (nome fictício) age da mesma forma: passa dos limites no álcool, paquera os funcionários da churrascaria que a empresa reserva para a comemoração e no outro dia sempre é o comentário na firma. Conseguir essa proeza de continuar com o emprego e ainda repetir o erro no ano seguinte só acontece por um único motivo: ele é o proprietário da empresa, uma clínica médica. Se estivesse em outra posição, provavelmente já teria sido dispensado e jamais teria uma referência positiva dada por superiores, segundo especialistas em RH.

Esse é um exemplo claro que se por um lado ter um comportamento discreto e simpático pega bem, por outro, a lista de fatores que queimam o filme é bem maior. A master coach Uliana Ferreira aponta os principais: comer ou beber em excesso, falar muito alto e dar presentes inapropriados no amigo secreto.  “Por ser um ambiente festivo, tem gente que acha que pode ser informal demais”, diz. “Faça tudo comedidamente, afinal são pessoas do seu ambiente de trabalho”, aconselha.

Outro ponto importante é a roupa. Se for um churrasco, Fabrícia diz que não vale ir absolutamente à vontade nem com uma roupa social. Se o funcionário não souber o que usar, vale perguntar ao setor de Recursos Humanos e também consultar outros colegas. Dessa forma é possível ter dois parâmetros para não errar. Em todos os casos, em primeiro lugar está  o bom senso.

Dicas para se sair bemConversas: A confraternização é um momento para relaxar e comemorar. Criticar a empresa ou reclamar sobre o salário são assuntos que podem ser discutidos em outro momento.Excessos: Comer demais, beber demais, faltar muito alto, dançar até o dia raiar. Tudo em excesso deve ser evitado. Na dúvida, prefira ter um comportamento comedido.

Álcool: O álcool é um dos maiores vilões da festa na firma. Não faz mal beber, mas o exagero pode causar transtornos que todos vão se lembrar no dia seguinte — menos você.

Roupa: O dress code não precisa ser o mesmo do escritório. Ele deve apenas ser adequado ao ambiente da confraternização. Se for um churrasco, não faz sentido ir com uma roupa executiva. Por outro lado, não vale  exagerar e achar que a roupa é a mesma usada no barzinho com os amigos.

Comportamento: O seu comportamento deve espelhar o que você é no dia a dia. Não vista, na festa da firma, um personagem que não é.

Romance: Quer aproveitar a festa para paquerar aquele colega que sempre ficou de olho? Fuja disso! Lembre-se que o ambiente, mesmo que festivo, é uma extensão do seu trabalho.

Não deu pra ir: Teve um imprevisto e não pode comparecer? O melhor é justificar e pedir desculpas por ter faltado. A empresa fez um investimento e tem um  propósito com aquela festa. 

Fuja de grupinhos: No trabalho, um grupo de amigos; na festa, o mesmo. Que tal dar uma circulada e se conectar com pessoas de  outros setores? Isso é bom para o networking e será bem visto.

Sem puxa-saquismo: Às vezes os chefes mantêm distância de alguns funcionários dentro da empresa. Na festa da firma, há essa quebra e todos compartilham o mesmo espaço. Isso não significa que você deve ficar puxando o saco dele. Ser cortês e educado já é o suficiente.