Saiba como impulsionar seu negócio no facebook

É preciso saber utilizar a rede a favor do seu investimento

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  • Maryanna Nascimento

Publicado em 9 de outubro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Pixabay

Sabia que o  Facebook não permite que você use a sua linha do tempo para o próprio ganho comercial? Deise Lobo também não tinha noção disso, apesar de ter aceitado os termos de serviço do site - obrigatório para todos que criam uma conta. A cozinheira usava o próprio perfil com 3 mil amigos para divulgar fotos das comidas, fechar encomendas e receber o feedback dos clientes. Na última semana, uma surpresa aconteceu: a conta de Deise foi removida e, mesmo enviando os documentos para o Facebook, eles ainda não aceitaram a sua justificativa. O motivo, provavelmente, foi a infração dos termos de uso.

Além de correr esse risco, o empreendedor que usar a própria linha do tempo ainda está abrindo mão de algumas funções da página empresarial que podem ser úteis para o negócio. De acordo com Alfredo Soares, especialista em marketing digital e fundador da Xtech Commerce, “o Facebook tem vários recursos que permitem entender melhor o cliente, vender mais e ter acesso a dados”, diz. Um exemplo é a possibilidade de ver o engajamento de cada post e poder promovê-los. “Não faz sentido, com os recursos que o site tem, que você não use uma conta profissional”, aconselha.

Mas por que investir nessa rede social? Para Antônio Netto, outro especialista em marketing digital, a resposta é simples: “Todo mundo está lá, são mais de 2 bilhões de usuários conectados”. Além disso, “as redes sociais também fazem parte do início de decisão de compra. É possível buscar desde características do produto até avaliações e recomendações”, explica.  Não à toa, Deise já correu atrás e criou uma nova página (Deise Tortas e Gourmet 2). “Não posso perder o vínculo com  meus clientes”, diz. Já na rede Uma vez criada a página, é preciso se ligar em algumas coisas. “Antes de tudo, para enveredar na rede, é preciso se capacitar”, aconselha Anderson Teixeira, analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Bahia).  Além do Sebrae, a própria internet pode ajudar nisso sem nem precisar sair do Facebook. O site facebook.com/business oferece uma ferramenta de marketing, diversos blogs com posts com explicações, relatos de  cases de sucesso e notícias sobre o assunto. Outra questão é o algoritmo do site, aquela fórmula que diminui o alcance orgânico. Ou seja, o número de pessoas que vêm a sua publicação por meio de uma distribuição não paga é bem menor. “O Facebook quer que você gaste dinheiro e impulsione posts. Então, é preciso entender que um trabalho organizado, de conteúdo legal e com a linguagem do seu público, é muito importante”, explica Antônio. Como ter uma página com engajamento

Interação: O Facebook Empresarial é o local onde você pode interagir diretamente com os seus clientes. Dessa maneira, sempre procure responder os comentários para se aproximar deles.

Periodicidade: Não há uma regra sobre a periodicidade das postagens, porém, fique ligado para não deixar a página inativa por muito tempo. Isso pode dar a impressão de que a empresa fechou.Texto: A palavra ‘textão’ é muito popular nas redes sociais, mas não deve ser a principal forma de comunicação da sua página. Prefira textos diretos. Lembre-se que estamos na era digital e é mais fácil consumir conteúdos de simples assimilação.Imagem: Uma boa imagem chama mais atenção do que muito conteúdo escrito. Por isso, aposte nessa opção. Só não vale colocar fotos com baixa resolução.

Vídeo,GIFs e Memes: O vídeo é um tipo de conteúdo que gera muito engajamento. Não à toa, diariamente você recebe um por WhatsApp. Aposte nisso e também nos GIFs e memes - se aproprie deles e crie conteúdos relacionados com o seu negócio.

Passo a passo: como criar uma página no Facebook para o seu negócio

1- Site: Entre na página de login do Facebook e clique no link que está na parte inferior do site onde diz Criar uma Página. Ou acesse www.facebook.com/pages/create.

2- Segmento: Defina o seu tipo de segmento. Existem cinco possibilidades, como ‘Negócio ou estabelecimento local’ e ‘Marca ou produto’.

3- Informações: Preencha o quadro com as informações do seu negócio. Insira o nome da empresa, o endereço correto e um telefone útil.

4- Quase lá!: Depois que a página for criada, o próximo passo é colocar uma foto que ilustre o seu negócio e preencher o restante das informações. Aí, é só convidar os amigos.