Saiba como não errar ao usar e-mail e WhatsApp corporativos

Para tirar 10 nesse tipo de redação é preciso ficar atento à cultura da empresa, ortografia e bom senso

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  • Maryanna Nascimento

Publicado em 27 de novembro de 2017 às 06:45

- Atualizado há um ano

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Imagine receber um e-mail corporativo em que a saudação é “e aí, man”, seguido de um textão e encerrando com “a gente se bati”. Além das gírias e do erro ortográfico, existem outros códigos que fogem à etiqueta do e-mail corporativo e devem ser evitados. Afinal, além da ferramenta ser um meio de comunicação, ela também tem caráter documental e deve respeitar a cultura da organização. O mesmo vale para o WhatsApp: se é do trabalho, trate-o como tal.

Segundo Fabíola Matos, especialista em gestão e desenvolvimento empresarial, o funcionário deve ter em mente que o e-mail ou WhatsApp usados em ambiente corporativo devem representar os valores da empresa e não os pessoais. Ela aconselha que a “educação, cortesia e uma redação sem erros gramaticais” estejam sempre presentes. Por outro lado, chama atenção para o excesso de formalidade: “você dificilmente verá uma empresa da geração Y utilizando alguns termos”. No final das contas, é preciso pensar primeiro quem será o destinatário daquela mensagem e o que a empresa quer passar.

Para não escorregar no português, a professora de língua portuguesa e redação, Viviane Silva, diz que a melhor saída é se apegar ao vocabulário usual - que não é necessariamente o informal. “Às vezes a pessoa quer usar palavras que não fazem parte do vocabulário no dia a dia e acaba escrevendo da forma incorreta”, explica. Para ajudar, ainda é válido utilizar corretores ortográficos. Mas atenção: procure referências antes de baixar algum aplicativo ou programa do gênero e se atente para que ele esteja de acordo com a língua portuguesa utilizada no Brasil.Vilão ou mão na roda? Hellene Silva trabalha no setor de comunicação de um tribunal do estado. No grupo de WhatsApp do órgão, não era raro aparecer uma notificação com assuntos irrelevantes, como piadinhas e fotos dos colegas. A saída foi criar um grupo para a bagunça e outro para os assuntos formais, afinal já tinha gente puxando a orelha dos piadiastas. E se engana quem pensa que Hellene era uma das fiscais, na verdade ela era da turma da bagunça.

Para Emerson Dias, consultor de carreira, mensagens de trabalho trocadas no WhatsApp devem ser adaptadas à ferramenta… mas nem tanto. “O aplicativo deve ser usado para uma comunicação rápida, mas não se pode abrir mão do bom senso”, aconselha. Além disso, é preciso ficar atento ao fator da ‘instantaneidade’. “O fato da ferramenta ter essa propriedade não quer dizer que o outro está disponível para receber a sua mensagem. É preciso respeitar a agenda alheia”, diz. Para não causar incômodo, o melhor é que o primeiro contato seja feito por telefone ou e-mail e sinalize que enviará algo pelo WhatsApp. Independente da plataforma, Fabíola ainda recomenda cuidado com as ‘emoções escritas’. “Não tem o corporal, não tem o tom de voz, então é preciso ter atenção ao usar várias exclamações ou interrogações porque pode está convocando para a desarmonia”, explica. Escrever em caixa alta também não é uma boa ideia e dá a impressão de que se está gritando. Caso queira chamar atenção, uma opção é utilizar o negrito ou sublinhado no trecho que quer destacar.

Passo a passo para não errar na hora de enviar uma mensagem no trabalho1. Saudação - Na hora de enviar um e-mail, tenha cuidado com o excesso de intimidade na hora de saudar o destinatário. Caso não tenha muita intimidade, use o ‘prezado (a)’ e o nome.2. Assunto do e-mail -  Faça um resumo daquilo que terá no corpo do e-mail. Não se estenda muito ou deixe o espaço em branco.3. Hora de dar tchau - ‘Beijinhos’? Pense duas vezes antes de apertar enter. O encerramento da mensagem deve ser cortês mas sem abusos.4. WhatsApp - O aplicativo é usado para troca de mensagens instantâneas. Portanto, nada de enviar textão pelo WhatsApp. Priorize mensagens diretas.5. Ortografia - Independente da plataforma, escrever errado não pega bem. Evite escrever palavras que não fazem parte do seu vocabulário e utilize corretores para não escorregar no português.6. Seu e-mail - Sua credibilidade vai para o ralo se você usar um e-mail como ‘22kinha–[email protected]’. Prefira o nome e sobrenome.7. Por onde envio? - Seu chefe te enviou uma solicitação urgente? Talvez a melhor alternativa não seja resolver por e-mail ou WhatsApp, mas por ligação. Sempre analise.8. Emoção - Nem sempre é fácil demostrar emoções por mensagem de texto. Portanto, para evitar confusão, fuja dos excessos: nada de muita exclamação ou caixa alta.9. Sem inconveniência - São 4h: você lembrou de algo que precisa enviar para o cliente e o WhatsApp está logo ali do lado. Nem ouse! Respeite o horário comercial, caso não tenha sido acordado. 10. Cultura - Pense na cultura da empresa na hora de enviar um e-mail ou WhatsApp. No ambiente de trabalho