Saiba por que o Dia da Consciência Negra não é feriado em Salvador

Na Bahia, apenas em Alagoinhas, Cruz Das Almas, Camaçai, Lauro de Freitas e Serrinha é feriado

Publicado em 20 de novembro de 2012 às 16:57

- Atualizado há um ano

Da RedaçãoAtualizada às 18h30

Esta terça-feira (20) é o Dia da Consciência Negra, instituído através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011. A data é um feriado facultativo, cabendo aos estados e municípios a decisão de ser ou não feriado de fato. Na Bahia, apenas Alagoinhas, Cruz Das Almas, Camaçari, Lauro de Freitas e Serrinha decretaram a data como feriado, assim como mais de mil cidades brasileiras. Mesmo considerada a capital negra do Brasil, Salvador ficou fora da lista. Não foi por falta de tentativa. Segundo o secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira, as lideranças do movimento negro da capital baiana foram contrárias, no primeiro momento, ao feriado. A justificativa é que poderia retirar a característica da luta política, causar esvaziamento e transformar a data em um dia de farra. "Em 2010, o então presidente, Lula, anunciou que seria um feriado nacional, tornando qualquer ação do município sem efeito, pois a capital baiana estaria incluída", conta Ferreira.Como no ano passado, o dia 20 de novembro foi um domingo, não houve preocupação dos poderes públicos de decretar um feriado, de acordo com o secretário. "Ficamos na expectativa se iria esvaziar ou não", relata Ferreira. Segundo ele, a rua lotou e não houve um esvaziamento dos protestos.

O não esvaziamento e a participação motivaram a busca por decretar o feriado em Salvador. Neste ano, a procuradora geral do município, Angélica Guimarães, foi procurada com o intuito de que fosse finalmente regulamentado o feriado, o que, por lei, não foi possível. "Por causa da quantidade de feriados. Salvador já chegou no limite, não pode decretar mais nenhum", afirma o secretário. 

"A não ser que substituísse outro feriado, o que é difícil, pois são datas históricas, católicas... Mexer com essas datas simbólicas seria comprar briga com outros setores", diz o secretário. Com isso foi feito o pedido para que fossem suspensas as atividades do município, o que acabou acontecendo. No Diário Oficial do Município do dia 13 de novembro, a Prefeitura decretou ponto facultativo nesta terça-feira para escolas da rede municipal e para órgãos da administração pública de Salvador. Apesar de não ser feriado, a participação dos soteropolitanos é grande. "[A data] fica parecida com a Lavagem do Bonfim. Não é feriado, mas todo mundo vai pra rua. Já está consolidada no imaginário coletivo, no coração das pessoas, como uma data importante, que as pessoas vão celebrar", afirma Ferreira.

Matéria original iBahiaSaiba por que o Dia da Consciência Negra não é feriado em Salvador