Saiu: confira as notas com os resultados individuais do Enem 2017

Inep divulgou notas que servem para inscrição do Sisu

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 10:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO

Acabou a ansiedade. Foi divulgado na manhã desta quinta-feira (18) o resutlado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 que teve 490.233 inscritos na Bahia, número 26,2% menor que no ano passado. O número representa 7,2% do total de 6.731.203 inscritos. Para consultar a nota, o candidato vai precisar da senha cadastrada no momento da inscrição no exame para ter acesso à nota individual. Quem esqueceu a senha, pode recuperá-la na Página do Participante (veja abaixo as orientações para quem esqueceu a senha). A consulta foi liberada, mas o acesso está apresentando lentidão. 

CLIQUE AQUI E CONSULTE SUA NOTA NO ENEM 2017

Os estudantes podem usar o resultado das provas do Enem em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sisu, para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A senha usada para ver a nota do Enem é a mesma que o estudante vai precisar para consultar as vagas que serão oferecidas pelas universidades na primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir do dia 29 de janeiro.

Inicialmente, a divulgação estava prevista para o dia 19, mas, no início da semana, o Ministério da Educação anunciou a antecipação da data. Os resultados dos participantes com menos de 18 anos, chamados de treineiros, serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. O mesmo prazo vale para os espelhos de correção das redações.

Este ano as notas foram aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 160 municípios, mesmo número do ano passado, apesar do número de participantes ter reduzido.

Esqueceu a senha? São três as formas de recuperação: uma para quem esqueceu apenas a senha; outra para quem esqueceu a senha e o e-mail e ainda para quem não tem mais a senha, o e-mail e o celular.

Recuperar a senha usando o endereço de e-mail

1 - Acesse a Página do Participante; 2 - Digite o CPF, responda ao desafio das figuras e acesse o link “esqueci minha senha”; 3 - Na nova tela estará registrado o CPF e parte do e-mail cadastrado. Confira, responda ao desafio das figuras e clique em “enviar nova senha por email”; 4 - A nova senha será enviada para o e-mail cadastrado.

Recuperar a senha para quem esqueceu ou não tem mais o e-mail cadastrado

1 - Acesse a Página do Participante; 2 - Digite o CPF, responda ao desafio das figuras e acesse o link “esqueci minha senha”; 3 - Na nova tela estará registrado o CPF e parte do e-mail cadastrado. Caso não se lembre ou não tenha acesso ao e-mail, responda novamente ao desafio das figuras e clique em “não tenho acesso a este email”; 4 - Aparecerá uma nova tela com o CPF e caracteres de celular cadastrado na inscrição; 5 - Responda ao novo desafio das figuras e acesse o link “enviar nova senha por SMS”; 6 - A nova senha será enviada para o telefone cadastrado.

[[saiba_mais]]

Recuperar senha sem ter o e-mail ou celular

1 - Acesse a Página do Participante; 2 - Digite o CPF, responda ao desafio das figuras e clique em “esqueci minha senha”; 3 - Na nova tela estará registrado o CPF e parte do e-mail cadastrado. Caso não se lembre ou não tenha acesso ao e-mail, responda novamente ao desafio das figuras e clique em “não tenho esse a este email”; 4 - Aparecerá uma nova tela com o CPF e caracteres de celular cadastrado na inscrição. Caso não se lembre também do número do telefone, responda ao novo desafio das figuras e clique em “não tenho acesso a este telefone celular”; 5 - Uma vez que o candidato não se lembra da senha, do e-mail, nem do celular, será preciso alterar os dados de contato para envio de uma nova senha. Em uma nova tela, preencha os campos solicitados e responsa mais uma vez ao desafio das figuras. Em seguida, clique em “salvas novos dados de contato e enviar nova senha”; 6 - Aparecerá na tela a mensagem “dados confirmados com sucesso”. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição informando que foi feita uma mudança. A nova senha será encaminhada para o e-mail agora recentemente.

Inscrições para Prouni (bolsas em faculdades privadas) começa em fevereiro

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2018 estarão abertas do dia 6 a 9 de fevereiro. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no site do ProUni.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de fevereiro e o da segunda no dia 2 de março. O ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pode participar do programa o candidato que não tenha diploma de curso superior e tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. Outra condição é ter obtido nota na redação que não seja zero.

É preciso ainda que atenda a pelo menos uma das condições: ter cursado ensino médio completo em escola pública; ter cursado ensino médio na rede privada com bolsa integral; ter cursado ensino médio parcialmente da rede pública e privada, nesse caso como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica.

Poderá concorrer a uma bolsa integral quem tem renda familiar bruta mensal per capta de até um salário mínimo e meio. Pode se inscrever para as bolsas parciais quem tem a renda familiar bruta mensal per capta de até três salários míninos.