Salvador ganha comitê náutico para desenvolver economia do setor

Órgão da prefeitura tem objetivo de organizar, promover e apoiar área

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 14 de novembro de 2017 às 05:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Cláudio Tinoco é secretário municipal de Cultura e Turismo (foto: Betto Jr.)

A prefeitura de Salvador instalou, ontem, o Comitê Náutico de Salvador.  Criado por meio do Decreto Municipal 28.231/2016, o fórum tem o objetivo de organizar, promover e apoiar o desenvolvimento da economia náutica na cidade, com foco na expansão do turismo e das demais atividades econômicas relacionadas com a náutica.

“Este comitê conta com cinco representações públicas e também com a participação de importantes entidades privadas de nossa cidade, como a Associação Comercial da Bahia (ACB), e também vai propor medidas para tornar a emissão de licenças mais eficiente”, informou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, durante sua participação no III Fórum Internacional de Gestão de Baías. 

Tinoco ressaltou que uma das funções do comitê é ajudar na promoção da Baía de Todos os Santos como destino turístico, inclusive com a promoção de eventos esportivos, como a regata transatlântica Jacques Vabre, cujos campeões chegaram ao mar da Baía de Todos os Santos (BTS) na manhã de ontem depois de partirem da França no último dia 5. “Salvador tem um pedaço pequeno na Baía de Todos os Santos e é muito bom termos essa parceria nesta e em outras iniciativas”, disse Tinoco, referindo-se à articulação com o governo do estado para trazer a regata de volta a Salvador após dez anos. 

Outras regatas “Essa grande regata é a primeira de uma série de outras que vamos trazer”, garantiu o secretário estadual do Turismo, José Alves. Segundo ele,  já existe uma negociação em curso para atrair um evento náutico semelhante, provavelmente ainda em 2018. “Estamos avançando nesse sentido, mas prefiro não adiantar nada enquanto não estiver sacramentado”, ressaltou.

“Trata-se da maior baía tropical do mundo, que possui imensa diversidade de atrativos, tradições culturais, patrimônio histórico, belezas naturais. Com a presença de velejadores, suas famílias e dezenas de jornalistas, a nossa baía ganhou uma vitrine excepcional”, enfatizou o secretário estadual durante sua apresentação no segundo painel do fórum, intitulado Investimentos, Infraestrutura e Turismo na Baía de Todos os Santos.    

Na sua apresentação, Alves destacou o que sua pasta tem realizado para promover o turismo na área da Baía de Todos os Santos, e anunciou, também, que no próximo Verão, um grande navio de cruzeiro vai fazer uma parada na Ilha de Itaparica.