Salvador mais perto da Ásia

Por Flávio Oliveira

Publicado em 24 de outubro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador – Tecon, administrado pela Wilson & Sons – ganhou novos serviço marítimos ampliando as conexões internacionais do terminal. São duas escalas semanais – às segundas e sábados - com 16 navios de alguns dos maiores armadores do mundo: CMA, CGM, Hamburg Sud, Hapag Lloyd, Mersk Line e MSC. Eles vão seguir uma rota pelo Mediterrâneo e que inclui portos na Europa, Oriente Médio e Ásia, beneficiando importadores e exportadores locais. Segundo o Tecon, os importadores devem se beneficiar com uma redução de até 20 dias para receber suas cargas por essa rota. De acordo com Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon, as novas escalas trazem mais competitividade. “Um dos principais ganhos é a redução do tempo de viagem para alguns países de destino e origem das cargas. Para importação, por exemplo, prevemos uma redução de aproximadamente 20 dias em alguns trechos”, garante.

Segmentos

Ainda segundo a administradora do porto, os segmentos que mais devem se beneficiar do ganho de competitividade são os de plástico, papel e celulose, borracha, além de químicos e petroquímicos. Como parte deste novo momento, aportam no terminal baiano, vindo da Europa pelo Mediterrâneo, os navios CMA CGM Magdalena (previsto para última semana de outubro) e MSC Lily (previsto para a segunda semana de novembro). Salvador será o primeiro porto na Costa Brasileira a receber o navio CMA CGM Magdalena nessa ocasião.

Franquia vende você em miniatura

A rede franquias Miniyou chegou a Salvador, com um quiosque no piso L2 do Salvador Shopping.  O empreendimento comercializa miniaturas colecionáveis que variam de 10 a 20 cm e produzidas a partir da captação da imagem da pessoa através de  scanner e impressora 3D. Segundo o empresário Hilton Recarey, franqueado exclusivo da marca na Bahia, os segmentos que mais demandam por miniaturas personalizadas são os de casamento, festas de 15 anos, eventos corporativos, e  o público em geral – com destaque para as encomendas feitas por artistas, gestantes e para as crianças para eternizar momentos. 

Direitos Humanos

A Dow, empresa do setor químico, vai realizar, amanhã e depois, em sua unidade de Aratu, na Bahia, o seu 1º Fórum de Diversidade e Inclusão. Entre os painelistas estão representantes do Ministério Público, da Secretaria Municipal de Reparação de Camaçari e da Aesos (Associação Educacional Sons e Silêncio), além do ator Silvero Pereira, que interpretou a travesti Elis Miranda na novela A Força do Querer.