Salvador recebe criadora da semana de moda Black Fashion Week

Adama Paris estará na capital para participar de um debate sobre empreendedorismo negro

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 13:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Omar Viktor/Divulgação

Nesta terça e quarta-feira, a estilista senegalesa Adama Paris participa do Fórum Mercado Black, espaço de reflexão sobre questões socioeconômicas e culturais entre coletivos e indivíduos da Diáspora Africana que acontece no Goethe-Institut Salvador. Adama é a idealizadora da “Dakar Fashion Week”, criada há 15 anos, e em 2010 criou a “Black Fashion Week”, em Praga, Montreal e Nova Iorque, além dos “Africa Fashion Awards”, os troféus da moda africana. A Black Fashion Week é o maior evento de moda negra no mundo. A criadora da Black Fashion Week, o maior evento de moda negra do mundo,  estará em Salvador para discutir empreendedorismo negro (Foto: Omar Viktor/Divulgação) O fórum visa fortalecer o mercado de moda entre pessoas negras e aproximar empreendedores de diversas regiões da África aos brasileiros. O evento apresentará novas tendências para este nicho. Com apoio do Goethe-Institut Dakar, Adama estará na capital baiana no Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia.

O Fórum Mercado Black se inicia com a mesa redonda ‘Moda, Cultura e Empreendedorismo Internacional’, com a participação de Adama, Carol Barreto e Goya Lopes, na terça (21), às 14h. No mesmo dia, às 19h, acontece a abertura da ‘Mostra Artística Modativismo: Carol Barreto convida Adama Paris e Goya Lopes’, sob curadoria de Juci Reis e Flotar Programa. A mostra ficará aberta ao público até 14 de dezembro. A designer Carol Barreto participa da mesa e aproveita a ocasião para abrir a exposição de suas obras da coleção Asè no Goethe-Institut (Foto: Cleitson Cunha/Divulgação) Na ocasião, Carol vai expor as obras da coleção Asè, 15 looks criados para um desfile em Luanda no Angola International Fashion Show em dezembro de 2016, que está em fase de conclusão da circulação internacional. A mostra conta com criações em audiovisual assinadas por Victor Mota e Mirella Ferreira, com styling de Tiago Estigarribia, produzidas nas ruas de Salvador, além de um videoarte de Luana Amaral, criado em Nova York, como produto da residência artística que vivenciaram no mês passado. As ações compõem também as atividades de contrapartida do projeto de Intercâmbio e Difusão, contemplado no Edital de Mobilidade Artística e Cultural 2017, tendo apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. A designer Goya Lopes também participa da mesa (Foto: Alex Dantas/ Divulgação) Já na quarta-feira (22), às 14h, tem um bate-papo com Adama exclusivo para artistas e profissionais de moda negros. Neste momento, a estilista vai conversar com a plateia sobre a sua trajetória profissional como empresária e ativista nas passarelas internacionais com o selo internacional Black Fashion Week. 

Serviço: Fórum Mercado BlackQuando: 21 e 22 de novembro (terça e quarta) - 21/11, 14h: Mesa redonda “Moda, Cultura e Empreendedorismo Internacional”, com Adama Paris, Carol Barreto e Goya Lopes – Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia - 21/11, 19h: Abertura da “Mostra Artística Modativismo: Carol Barreto convida Adama Paris e Goya Lopes” – Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia - 22/11, 14h: Bate-papo com Adama Paris com artistas e profissionais de moda negros (apenas para convidados) – Teatro do Goethe-Institut Salvador-BahiaOnde: Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)Quanto: Gratuito (entradas sujeitas à lotação dos espaços)