Assine

Salvador sedia o Campeonato Brasileiro de vela classe Laser


 

Regatas começam às 13h

  • Daniela Leone

Publicado em 17/01/2018 às 12:37:28
Atualizado em 04/05/2023 às 09:23:06
. Crédito: Foto: Peu Fernandes/Divulgação

O velejador carioca João Pedro Souto, 23 anos, vai competir em Salvador pela primeira vez e está determinado a levar para casa um título inédito. Ele e outros 80 competidores disputam a partir das 13h desta quarta-feira (17) o Campeonato Brasileiro de vela da classe Laser, no Yacht Clube da Bahia, na Barra. O campeão será conhecido no domingo (21), após a somatória de dez regatas.

João é o atual campeão da Copa Brasil, mas ainda não subiu ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Brasileiro e quer comemorar o título na Baía de Todos os Santos. “Fui vice-campeão três vezes, em 2014, 2016 e 2017. Por isso, entro com a faca nos dentes, sangue nos olhos e pronto para ganhar. Vou dar tudo pra vencer a competição”, vibra o atleta.

As chances de João Pedro Souto aumentaram depois que Bruno Fontes desistiu de disputar o Brasileiro. Representante verde e amarelo nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012, Bruno priorizou a etapa da Copa do Mundo, que será disputada de 21 a 28 deste mês, em Miami, nos Estados Unidos.

Entre as mulheres, a favorita é a carioca Gabriella Kidd, 20 anos. Atual campeão brasileira, ela vai em busca do bicampeonato. “Acho que vai ser divertido e desafiador, porque o pessoal mais novo evoluiu”, avalia a velejadora.

A competição reúne atletas de 13 a 77 anos, idade de Geraldo Pilz. Ao contrário de João Pedro e Gabriella, o paulista não está focado em títulos, mas na satisfação que sente ao colocar seu barco no mar. “Vim pelo prazer de velejar, de estar na Bahia, de ter a juventude ao meu redor. O país está sofrido e temos que procurar coisas que nos deem prazer”, afirma.