Salvador tem a 2ª maior alta do país na prévia da inflação

Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Publicado em 21 de outubro de 2017 às 03:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A prévia da inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), fechou o mês de outubro com variação de preços de 0,34%. A Região Metropolitana de Salvador teve a segunda maior alta do Brasil, entre as regiões metropolitanas pesquisadas, atrás apenas de Curitiba (+0,66%), fechando o mês de outubro com +0,64%. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontam ainda que, em relação a setembro, o índice subiu 0,23 ponto percentual no país. No acumulado no ano (janeiro-outubro), o IPCA-15 fechou o em 2,25%, resultado que chega a ser 3,86 pontos percentuais inferior aos 6,11% do mesmo período do ano passado.

Gás de botijão A alta foi pressionada pelos preços dos combustíveis, em especial o gás de botijão, que fechou outubro com alta de 5,72%. Foi o terceiro aumento consecutivo e a maior alta desde outubro de 2015. O impacto do gás de botijão no IPCA-15 deste mês foi de 0,07 ponto percentual.

O gás de cozinha impactou a alta de 5,36% dos combustíveis domésticos, que influenciaram o grupo habitação, que fechou o mês com elevação de 0,66%.

Segundo o IBGE, a influência da habitação na medição geral ficou abaixo dos transportes (impacto de 0,11 ponto percentual), afetado também pelos reajustes nos combustíveis. A gasolina teve alta de 1,45% entre setembro e outubro, mesmo com a leve desaceleração em relação período anterior, quando a taxa foi de 3,76%. Pesou ainda o aumento de 7,35% nas passagens aéreas.RMS Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o IPCA-15 de 0,64% em outubro foi puxado também pela alta dos combustíveis, sobretudo o Botijão de Gás (+6,32) e a Gasolina (+3,97). Em seguida, ainda no grupo habitação, vem a Energia Elétrica Residencial (+3,77). Perfume (+5,71) e Pão Francês (+4,62) também foram produtos que impactaram a elevação. Metodologia Com a mesma metodologia do IPCA (indicador que mede a inflação oficial do país), o IPCA-15 tem periodicidade diferente: vai da segunda metade do mês anterior à primeira metade do mês de referência. Ele diz respeito à variação dos preços para as famílias de um a 40 salários mínimos, e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.