Santo de casa

Por Donaldson Gomes

Publicado em 9 de outubro de 2017 às 05:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) cumpre a árdua missão de relatar a reforma tributária na Câmara dos Deputados. Sexta passada esteve na Fecomércio-Ba para fazer a 100ª palestra sobre o assunto e contou como é árduo o trabalho de convencimento sobre o assunto. Segundo ele, o projeto se baseia na manutenção da carga tributária e no modelo de partilha. Muda a incidência da cobrança simplifica-se o modelo, explica. Hoje, o Brasil tributa o consumo em 54,1%, a renda em 20,8%, a propriedade em 4,4% e a previdência em 20,7%. Sem elevação de impostos ou taxas, a proposta de Hauly é reduzir a incidência sobre o consumo e elevar sobre a renda, em um modelo parecido com o dos Estados Unidos, onde o consumo é tributado em 18% e a renda, 43%. Para isso, diz, é importante esclarecer a classe média, preocupada com o eventual aumento na mordida do Leão. “Até em casa tem oposição”, ri. Diz que os filhos, profissionais liberais, pediram satisfação. O caminho foi explicar que desonerar o consumo é o caminho para estimular o comércio e os serviços. Pelo menos em casa Hauly convenceu. 

Ainda este ano O relator da reforma tributária na Câmara, Luiz Carlos Hauly (PSDB), está esperançoso de que as mudanças nas regras sejam aprovadas pelo Congresso ainda este ano. “Depois de aprovar teto de gasto, reforma trabalhista, reforma da Previdência, os parlamentares precisam aprovar alguma coisa positiva para poder chegar no eleitor ano que vem”, acredita. Hauly 

Eficiência premiada A Ambev vai premiar micro, pequenas e médias empresas que reduzirem o consumo de água. Os prêmios, entre R$ 5.000 e R$ 20.000, reforçam a iniciativa da cervejaria de incentivar outras companhias a preservar o recurso em suas operações. Concorrem empresas que participam do do SAVEh (Sistema de Autoavaliação de Eficiência), uma plataforma online gratuita onde a Ambev compartilha sua experiência de gestão hídrica e ajuda outras organizações a traçarem um plano de ação para redução do uso de água. A Ambev é referência mundial em economia de água. Nos últimos 14 anos, a companhia reduziu em 43% o consumo do recurso na produção de bebidas.  As inscrições para o Fundo Desafio SAVEh e o Prêmio SAVEh 2017 começam no dia 02 de outubro e ficam abertas até 1º de dezembro. Podem participar empresas com sede no Brasil e que tenham até 499 funcionários. Além disso, para concorrer é preciso estar com o cadastro, plano de ação e planilha de consumo de água atualizados na plataforma SAVEh. O regulamento completo e os formulários digitais para inscrição ficarão disponíveis no site da plataforma: www.saveh.com.br.

No horizonte Bê-á-bá das licitações. O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a Rede Bahia estão realizando o Seminário das Licitações em diversas regiões do estado. O objetivo é capacitar gestores públicos e o setor publicitário sobre as regras das concorrências. Até o final deste mês, o seminário será realizado nas cidades de Eunápolis e Feira de Santana.