São Paulo vai receber primeiro hotel de alto luxo da Four Seasons no Brasil

Apartamentos terão entre 92 e 213 m², com preço médio de R$ 22 mil por m²

Publicado em 5 de setembro de 2017 às 19:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

O grupo Cornélio Brennand, de Pernambuco, apresentou ontem á imprensa o primeiro empreendimento da bandeira americana Four Seasons no Brasil. A marca americana é referência mundial em hospedagem de alto luxo. O empreendimento ficará no Complexo Parque da Cidade, um novo vetor de crescimento da cidade de São Paulo, perto de shoppings, escritórios, sede de multinacionais e casas de shows. Trata-se de um empreendimento misto, com quartos de hotel nos 15 primeiros andares, e residênciais de um e dois quartos nos 12 andares seguintes. Os serviços de alto padrão oferecidos aos hóspedes serão os mesmos ofertados aos moradores, o que é o diferencial do lançamento.

O hotel está previsto para ser inaugurado no segundo semestre do ano que vem. A diretora de Vendas e Marketing Andrea Carneiro afirmou que a ideia é trabalhar com o turismo de negócios nos dias úteis e com o de lazer nos finais de semana e feriados, já que a cidade oferece atrativos como alta gastronomia e shows e espetáculos internacionais que podem atrair um visitante mais desejoso de cultura e entretenimento. Outro público buscado é o paulistano, e por isso bares, restaurantes e o SPA do Four Seasons serão abertos ao público em geral.

Já os apartamentos terão entre 92 e 213 m², com preço médio de R$ 22 mil por m². O plano de vendas, explicou Ruy Rego, presidente da Iron House - incorporadora do Grupo Conélio Breannd que entre outros negócios é dona do Shopping de Camaçari (BA) -, prevê que muitas unidades só devem ser vendidas após a inauguração do hotel, quando elas estarão ainda mais valorizadas. Por isso, inclusive, não foi feito nenhum esforço de marketing de vendas. A comercialização tem seguido outro modelo, baseado nos contatos da corretora Coelho da Fonseca.

Ainda segundo ele, a crise econômica brasileira não interferiu no segmento de alto luxo da hotelaria, que – ao contrário do que foi visto e outras faixas - não registrou queda nos últimos anos.

Há 20 anos que a Four Seasons buscava o mercado brasileiro, até então único mercado mundial de turismo com potencial para o segmento de alto padrão onde não estava presente. Ao mesmo tempo, estudos da Brennand indicavam que São Paulo não oferecia opções de hospedagem de alto padrão. Foi desta convergência de interesses que nasceu o empreendimento.

A construção ficou a cargo da Iron House, a gestão dos serviços ficou com a Four Seasons em um contrato de 80 anos. O financiamento foi feito pelo Fundo Soberano de Abu Dabi. A parceria inclui planos de expansão da rede Four Seasons no Brasil, com projetos de um hotel na cidade do Rio de Janeiro e de um resort urbano em Pernambuco. Os dois novos projetos,contudo, estão suspensos e serão reavaliados no ano que vem, após a inauguração do hotel de São Paulo.  

Rui explicou que o planejamento do empreendimento de São Paulo foi todo feito até 2012, no período pré-crise. E que a recessão  não impediu o investimento – do qual  disse não poder revelar números devido ao contrato de confidencialidade entre os parceiros - , mas levou a ajustes no calendário, a exemplo de fazer com que a inauguração só se dê em 2018, ano em que, acredita, a economia brasileira já esteja em momento de crescimento. E disse que a parceria está preparada para crises, já que o contrato é de 80 anos e os movimentos de altas e baixas no mercado imobiliário são cíclicos.