Satélite: MP investiga seis novos casos de nepotismo em prefeituras do interior

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 30 de julho de 2017 às 09:05

- Atualizado há um ano

O Ministério Público estadual (MP) apura seis novos casos de nepotismo em prefeituras do interior. Com isso, o número de municípios investigados já chega a 36. Em Senhor do Bonfim, o MP ajuizou uma ação civil contra o prefeito Carlos Brasileiro (PT) pedindo a  demissão do secretário de Finanças, Benito Brasileiro, irmão do gestor. Já em Itacaré, Ipiaú e Macaúbas, o MP instaurou inquérito para apurar a nomeação de parentes na administração municipal. No primeiro, o caso foi levado ao MP pelo CORREIO, que recebeu denúncia de moradores do município turístico. Lá, o prefeito Antônio de Anízio (PT) colocou a esposa como titular da Secretaria de Ação Social. Já em Dário Meira e  Ibipitanga, os gestores seguiram recomendações da Promotoria para demitir familiares empregados nas prefeituras. Outro caso foi em  Eunápolis, onde o MP orientou o prefeito Robério Oliveira (PSD) a demitir a  filha e o irmão dos cargos de secretários municipais. Oliveira é reincidente. Em fevereiro, o MP já havia sugerido ao gestor a exoneração do irmão do vice-prefeito, e ele atendeu. A nova orientação ainda não foi acolhida.

RéplicaNa última semana, o CORREIO publicou que 31 prefeitos eram investigados pelo MP por nepotismo. Um deles foi o de Santa Bárbara, Professor Jailson (PT), que colocou a esposa como secretária de Assistência Social, segundo o MP. O advogado dele, Neomar Filho, negou irregularidade. Argumentou que ela já exerceu o mesmo cargo em gestões passadas e estudou Serviço Social, “o que descaracteriza qualquer intenção de favorecimento pessoal”.

"Não tenho buscado ninguém de outros partidos. Isso é antiético", Otto Alencar, Senador do PSD, ao comentar especulações em torno da ida de novos integrantes para o partido dele, como o senador licenciado Walter Pinheiro (sem partido) e o deputado federal Ronaldo Carletto (PP).

Herança políticaTrês herdeiros políticos de membros do PSD devem disputar o lugar deixado pelos pais na Assembleia Legislativa. No ano passado, os ex-deputados Robério Oliveira e Rogério Andrade foram eleitos prefeitos de Eunápolis e Santo Antônio de Jesus, respectivamente,  e deixaram o Legislativo. Agora, eles pretendem lançar os rebentos Larissa Oliveira e Rogério Filho. Além deles, o presidente da Casa, Angelo Coronel, já anunciou que não buscará a reeleição e vai colocar como sucessor Diego Coronel.

De volta à realidadeA Agência Nacional do Petróleo (ANP) descartou a possibilidade de existência de dois  campos de gás natural em Utinga. A suspeita foi iniciada em maio passado, quando uma empresa  que perfurava poços artesianos foi surpreendida por rajadas de fogo. Técnicos da ANP  analisaram mapas geológicos do município e da região e concluíram que se trata apenas de pequena  quantidade de gases, sem viabilidade econômica. Com isso, a agência desistiu de fazer uma visita técnica para identificar o gás. O aviso foi dado pela ANP ao deputado federal Jutahy Magalhães Junior (PSDB), que intermediou as conversas.

Casa novaO deputado federal Pastor Luciano Braga (PRB) negocia uma nova mudança de partido. Depois de trocar o PMB pela sigla ligada à Igreja Universal, o suplente pode migrar para o PHS de olho nas eleições de 2018. A avaliação é que, na nova legenda, ele teria maiores condições de conquistar uma cadeira na Câmara. O PHS não tem deputado federal pela Bahia. Caso a mudança se concretize, ele será correligionário da esposa, a vereadora de Salvador Cátia Rodrigues. Ele assumiu o mandato no início deste ano no lugar de Antonio Imbassahy (PSDB), que tomou posse como ministro da Secretaria de Governo.

Volta ao larQuem deve fazer o caminho inverso é o vereador Isnard Araújo (PHS), quarto mais votado nas eleições do ano passado. Ele não esconde o desejo de voltar ao PRB, partido ligado à Igreja Universal, da qual é pastor e tem sua base eleitoral. Ele só deve esperar a janela para concretizar a troca. A insatisfação vem do fato de o PHS ter saído da base do governo federal, enquanto o PRB mantém o apoio a Michel Temer (PMDB).

PílulasNovo round  O governo federal resolveu agir e voltou a reivindicar a paternidade do metrô de Salvador. Em propagandas publicadas em veículos de comunicação impressos e televisivos, a União ressalta investimentos feitos na obra, em mais um capítulo da disputa com o governo do estado. Amanhã, o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), vem a Salvador  e deve manter a estratégia de enfatizar a participação de recursos federais nas intervenções.

Embate  A disputa  entre os governos do estado e federal vem desde o começo do ano. Enquanto o executivo estadual chama a obra de “tamanho G”, Bruno Araújo, em visita à capital, classificou a intervenção “GG”.

Largada  PSC e PV já começaram as articulações para disputar espaço na chapa majoritária ao lado do prefeito ACM Neto (DEM), que deve concorrer ao governo do estado. O primeiro tem apresentado o nome do deputado federal Irmão Lázaro, enquanto o segundo tem como uma das principais apostas o deputado estadual Marcell Moraes.