Segunda edição do Sou Verão anima a orla da Ribeira neste sábado (9)

Quem foi até na orla da Ribeira pôde curtir aulas gratuitas e praticar esportes, como caiaque, stand up paddle, longboard, patins e skate

  • Foto do(a) author(a) Eduardo Bittencourt
  • Eduardo Bittencourt

Publicado em 9 de dezembro de 2017 às 16:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Antônio Chequer

A orla da Ribeira foi palco de muita música, diversão e atividades físicas na manhã deste sábado (09). Isso porque o bairro recebeu a segunda edição do projeto Sou Verão, realizado pelo Correio*.

As atividades, que contam com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Sabin e Vitalmed, começaram a partir das 8h, na Avenida Beira Mar. A iniciativa vai até janeiro e reúne esporte e música para toda a família. Todas as atividades são gratuitas.

Quem foi até na orla da Ribeira pôde curtir aulas gratuitas e praticar esportes, como caiaque, stand up paddle, longboard, patins e skate. O objetivo do projeto é incentivar o prazer pela prática regular de esportes e atividades físicas nos moradores da capital baiana, sem esquecer dos cuidados necessários para a saúde e bem-estar, com iniciativas como um bate-papo com personalidades do mundo do esporte.

Na edição deste sábado, a convidada foi a pugilista Adriana Araújo, que fez história ao se tornar a primeira brasileira a vencer uma luta de boxe nos Jogos Olímpicos, no ano de 2012. Durante sua participação no evento, a pugilista lembrou a necessidade de eventos como este acontecerem em todas as estações do ano e não apenas no verão.

“Isso ajuda a incentivar não apenas crianças e adultos, mas também a galera idosa, porque o esporte é para todos. Precisamos lembrar que o esporte não deve ser praticado apenas no verão. No inverno é onde nós mais temos que beber água, praticar esportes, para quando o verão chegar, já estejamos cem por cento”, afirma Araújo.

Ela alerta ainda para a importância da prática de esportes acontecer ainda na infância, dentro das escolas. “Em outros países a importância do esporte já é ensinada na base, ainda na escola. Isso ajuda para que fora do ambiente escolar a criança já saiba o que quer e qual modalidade ela prefere e pretende praticar”, conclui.

Quem gostou de encontrar a pugilista na orla da Ribeira foi a aposentada Raimunda Alves, 64 anos. Ela reconheceu a esportista e logo se aproximou para tietar e pedir uma foto. “Foi uma loucura! Foi gratificante demais conhecer a Adriana pessoalmente, ela é uma pessoa maravilhosa. Gosto demais dela, e não apenas no esporte, que eu acompanho, mas como pessoa também. Ela foi maravilhosa!”, conta a aposentada. E antes de chegar ao evento, ela já tinha tido sua cota de atividades físicas. “Eu vim da hidroginástica. Mas pretendo dançar o FitDance também”, diz.

A autônoma Eneida Motta, 54, aproveitou o evento para praticar o caiaque. “Eu moro no Bonfim e caminho todos os dias por aqui. Gosto muito de novidades, principalmente em relação ao esporte. Vi o evento acontecendo aqui e decidi participar também”, afirma. Raphael Nunes, 19, também estava nas proximidades e resolveu aproveitar o intervalo de seu trabalho para andar de skate. “Essa é a primeira vez que eu ando de skate. Estava aqui nas proximidades e aproveitei o intervalo do meu trabalho para praticar um pouco de esporte”, revela.

A programação foi fechada ao som do FitDance, que ensinou coreografias para crianças e adultos que estavam no local, ao som dos principais hits do momento. E se a alegria já estava contagiante no chão, a turma do FitDance resolveu chamar uma galera para dançar algumas dessas coreografias em cima do palco, encerrando o evento de hoje com estilo.

Para quem ficou com vontade, o Sou Verão volta no próximo sábado (16), na orla da Barra. Tem edições previstas também para os dias 23 de dezembro e 13 e 27 de janeiro na Barra, além dos dias 6 e 20 de janeiro na Ribeira.