Segundo Sol mergulhou na cultura baiana, trouxe belas paisagens e mais

Apesar das polêmicas, novela que se passa na Bahia teve vários acertos

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 4 de novembro de 2018 às 05:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: João Cotta/TV Globo
Renata Sorrah na cena em que Dulce queima bolsas de dinheiro da filha em Segundo Sol por Reprodução

Apesar das gafes e polêmicas, a novela Segundo Sol, ambientada na Bahia, também teve vários acertos. Além de elevar a procura por Salvador como destino turístico em 112%, segundo levantamento do Kayak, um dos maiores buscadores de viagem do mundo, o folhetim das 21h da Globo proporcionou aos telespectatores de todo Brasil um mergulho na cultura local. Logo no início da trama, os personagens Karola e Beto Falcão aparecem em cena em frente ao Farol da Barra, um dos pontos mais vistados da cidade (Foto: Divulgação) Veja as cinco maiores polêmicas da novela

Capoeira, a rivalidade entre Bahia X Vitória e gastronomia (acarajé, pãozinho delícia, dendê, etc) foram apenas alguns traços da cultura local que foram levados para as telinhas. A Cruz do Pascoal aparece em muitas das cenas da novela: boa parte dos personagens vive no Santo Antônio Além do Carmo (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) “Queria conhecer Salvador antes mesmo de ver a novela, mas é claro que as imagens ajudam a ratificar ainda mais esse desejo”, contou o administrador aposentado Robson Gonçalves, 59 anos, morador de Brasília (DF), enquanto admirava o mar da Barra.  Robson e Izabel já viriam a Salvador, mas novela ajudou ratificar o desejo de conhecer a cidade (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Foram feitas belas imagens das paisagens e pontos turísticos locais, além de outros pontos não tão conhecidos - como a escadaria na Terceira Travessa Ademário Pinheiro, no Nordeste de Amaralina, que aparece na abertura da novela e foi revitalizada pelos administradores do perfil Soteropobretano. “O que começou como um post despretensioso virou algo que eu nunca imaginaria”, resumiu Iuri Barreto, responsável pelo perfil.

Os atores fizeram um verdadeiro laboratório em turno do ‘baianês’ - sotaque, expressões e gírias. Chay Suede, Emilio Dantas e Letícia Colin se destacam ao encaixar expressões e gírias baianas de forma mais natural na trama - barril, barril dobrado, ‘de keke’, véi e ‘disgraça’ foram apenas algumas das gírias usadas. “É difícil interpretar um nordestino e não cair no clichê do sertão ou do caricato”, comentou o ator baiano Sulivã Bispo. O bairro do Comércio também está em Segundo Sol: foi uma cena lá que chamou a atenção de Robson, turista de Brasília (Foto: Divulgação) Giovanna Antonelli e  Luisa Arraes ficaram um mês na Bahia e gravaram no mercado modelo (Foto: João Cotta/TV Globo) Para encerrar, a novela trouxe ainda o encontro histórico das atrizes Adriana Esteves (Laureta) e Renata Sorrah (Dulce). Em Senhora do Destino (2004), Adriana Esteves interpretou Nazaré Tedesco jovem, personagem icônica de Renata Sorrah. Já em Pedra sobre Pedra (1992), elas foram mãe (Pilar Batista) e filha (Marina Batista).

[[galeria]]