Segurança é morto e dois ficam feridos em ataque na Fapesb, na Federação

Grupo armado parou carro em frente ao órgão federal e disparou contra seguranças

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2017 às 17:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Gil Santos/CORREIO

Um segurança morreu e outro ficou ferido na tarde desta segunda-feira (04) perto da guarita da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) na Rua Aristides Novis, na Federação, em Salvador. Além dos seguranças, um guardador de carros também foi baleado na situação. Testemunhas informaram que os homens ficaram feridos depois que um grupo armado parou o carro em frente à Fapesb e disparou contra os seguranças na tentativa de roubar a arma deles, segundo informou a Polícia Militar ao CORREIO. 

"Foram muitos tiros. Eu estava pregando um cartaz no muro, bem próximo ao local, quando os bandidos chegaram. Eu só ouvi quando um deles disse: 'Vumbora, vumbora!' e logo começou o tiroteio. A minha salvação foram uns carros que estavam estacionados, porque me abaixei e fiquei atrás deles. Na hora fiquei com o corpo todo tremendo", contou um morador que pediu para não ser identificado. 

No momento do ataque acontecia uma missa na Igreja de São Lázaro, que fica ao lado da Fapesb. Os seguranças, segundo populares, teriam entrado em confronto com os bandidos quando eles perceberam que os indivíduos estavam armados. Os dois vigilantes foram atingidos e o guardador de carros Carlos Alberto Santos Cardoso, 51 anos, que estava na rua no momento da confusãotambém foi baleado. Os bandidos fugiram em seguida levando a arma de um dos seguranças. 

Hospital Segundo posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE), dois policiais que estavam na Fapesb contaram que ouviram os tiros, mas quando chegaram do lado de fora encontraram apenas as três vítimas baleadas. Os bandidos já haviam fugido. Os militares socorreram um dos seguranças para o HGE. Ele deu entrada na unidade às 16h42. Os médidos tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. 

De acordo com informações da 41ª CIPM (Federação), policiais militares de outras viatura que passavam pela região foram informados que três pessoas foram baleadas em São Lázaro após três homens armados, utilizando um veículo Honda Civic, prata, tentarem roubar as armas dos seguranças. Quando os militares chegaram no local encontraram apenas o guardador de carro ferido com um tiro nas costas e socorreram a vítima para o HGE. 

A polícia não soube informar quem socorreu o outro segurança nem para qual unidade de saúde ele foi levado. 

Durante o tiroteio três carros que estavam estacionados na rua também foram atingidos. Um Ford Ecosport teve um dos pneus furados, o vidro da janela do motorista e a lateral baleados. Um Honda City teve o carburador furado por uma das balas perdidas. Um Honda Civic teve uma das janelas destruídas por um disparo. A motorista desse último veículo contou que estava na igeja quando ouviu os disparos. "Pensei que fossem fogos, mas quando olhei para fora vi o povo correndo e aí percebemos o que estava acontecendo", contou. 

A Fapesb é vinculada ao Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Procurada pelo CORREIO, a Fabesp informou que não se pronunciaria sobre o assunto e que o órgão do governo estadual que falaria sobre o tema seria a Secretaria da Segurança Pública da Bahia através da Polícia Civil.  A Civil, por sua vez, destacou que o delegado Antônio Fernando, da 7ª Delegacia (Rio Vermelho), está apurando o caso.