Seleções negociam para criar liga global com sete divisões

Torneio duraria dois anos e substituiria amistosos durante as datas-Fifa

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 3 de novembro de 2017 às 15:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Horita/MoWA Press/Divulgação

Uma nova competição entre seleções de todo mundo está sendo desenvolvida pelas equipes de todo o mundo. A já batizada Liga Global de Nações substituiria os amistosos que ocorrem nas chamadas datas-Fifa, dias reservados pela entidade maior do futebol com obrigatoriedade de liberação de jogadores pelos times de todo o mundo.

Seriam sete divisões para alocar todas as seleções continentais. A primeira disputa, somente continental, ocorreria entre junho e setembro de 2020, com partidas de ida e volta. Cerca de um ano depois, os vencedores regionais disputariam um mata-mata com quartas, semifinais e final. A liga seria disputada a cada dois anos e permitiria ascensão e rebaixamento das seleções.

Além de acabar com os amistoso caça-níqueis, e que tem servido até como forma de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, vide o caso do amistoso entre Brasil e Argentina, no Catar, em 2010, alvo de investigação por parte das justiças brasileira, francesa e americana, a competição diminuria o poder da Fifa, já que a fase final seria organizada por outra entidade, incluindo venda de ingressos e captação de patrocínios. 

A iniciativa tem a Liga de Nações da Uefa, prevista para começar em 2018, como inspiração. A liga europeia possui formato semelhante, com quatro divisões e jogos durante as datas de amistosos.