Senai Cimatec e Votorantim desenvolvem planta piloto para reaproveitar resíduos da mineração

Situada no Polo Industrial de Simões Filho e fruto de um investimento de R$ 3 milhões, a unidade vai servir para pesquisas e testes nas áreas de mineração e de sucata eletrônica

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 14 de outubro de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: divulgação)

Uma parceria entre o Senai Cimatec e a Votorantim Metais viabilizou a construção de uma Planta Piloto de Extração de Metais que possibilita a recuperação de metais valiosos presentes em resíduos industriais de mineradoras, barragens, metalúrgicas, siderúrgicas e de  cooperativas de reciclagem de lixo.

Localizada no Polo Industrial de Simões Filho, a unidade utiliza tecnologia pirometalúrgica (inédita no Brasil), capaz de permitir a extração de metais dos resíduos. Esse processo inovador utiliza a queima em altas temperaturas para realizar transformações físicas e químicas em minerais, minérios ou metais. Funciona assim: os resíduos passam por um processo de superaquecimento para que sejam extraídos metais que tenham algum valor.

Para o gerente da Área de Desenvolvimento de Produtos Industriais do Senai Cimatec, André Oliveira, a planta possui uma versatilidade muito grande. “Ela pode ser utilizada para pesquisas e testes para um grande espectro de resíduos das áreas de mineração e sucata eletrônica”, explica.

O projeto, que contou com investimentos em torno de R$ 3 milhões, ainda traz benefícios ambientais. “O seu conceito está fortemente amparado na sustentabilidade, pois, ao mesmo tempo em que consegue reduzir impactos ambientais, agrega valor aos resíduos”, acrescenta André.

Recuperação

Com capacidade para 70 litros por experimento, a planta já executou projetos de recuperação de metais em resíduos de barragens, siderúrgicos e, inclusive, em materiais de origem urbana, como sucatas eletrônicas provenientes de TV’s e computadores entre outros. 

A planta piloto utiliza recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O Senai Cimatec passou a viabilizar a utilização de recursos da Embrapii em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em 2011 e, além desta iniciativa em parceria com a Votorantim Metais, já desenvolveu outras ações de destaque no país e em todo o mundo, como o veículo autônomo submarino FlatFish, em parceria com a Shell, e projetos na área da indústria aeronáutica em parceria com a Embraer.